Encontro Nacional do Diálogo Florestal começa nesta quarta-feira, 17

nov 15, 2021 | Notícias

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Diálogo Florestal Nacional realiza o Encontro Nacional 2021 com a participação de representantes do Conselho de Coordenação, dos Fóruns Florestais, palestrantes e pessoas especialmente convidadas. O evento contará com sessões públicas e momentos exclusivos para  participantes do Diálogo. O objetivo é promover reflexões, a troca de experiências e informações entre  participantes. 

No primeiro dia do evento, a partir das 10h, a sessão pública transmitida pelo YouTube irá apresentar as principais atividades realizadas pelo Diálogo no último ano e as ações previstas para 2022. Também será a oportunidade para entender a atuação dos sete Fóruns Regionais, quais foram as recentes conquistas e os principais desafios em cada contexto no qual eles atuam. 

À tarde, às 14h, participantes do Diálogo tem sessão exclusiva que irá abordar os novos modelos de financiamento, captação de recursos para projetos com palestra do diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro; mercado de investimentos em negócios de impacto socioambiental com a SITAWI e soluções financeiras inovadoras com Frineia Rezende, diretora executiva da Conexsus. Haverá ainda a oportunidade de acompanhar o andamento do trabalho do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB), iniciativa que pretende impulsionar ações locais focadas no desenvolvimento sustentável como agrofloresta, produção de madeira e alimentos, proteção e restauração de áreas degradadas.

O segundo dia do Encontro, 18, começa com a apresentação dos avanços e as perspectivas nacionais da implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e respectivos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs) no Brasil. O painel contará com a participação de Joice Nunes Ferreira representando a Aliança pela Restauração na Amazônia, Maria Otávia Crepaldi representando o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Roberta Del Giudice do Observatório do Código Florestal, além de Fernanda Rodrigues do Diálogo Florestal. A sessão pública será transmitida pelo YouTube do Diálogo a partir das 10h (horário de Brasília). 

No dia 18, a partir das 14h, em sessão exclusiva para participantes do Diálogo, haverá o debate sobre intensificação sustentável no setor florestal: conceitos, questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas. O evento encerra com a divulgação do resultado da eleição de três novas organizações da sociedade civil e duas instituições de ensino e pesquisa para compor o Conselho de Coordenação nacional. 

Para participar das sessões exclusivas via Zoom, inscreva-se por este formulário.

Para acompanhar as sessões públicas, acesse o Canal do Youtube do Diálogo Florestal. 

Confira a programação:

17 de novembro

Manhã – Sessão pública (YouTube)

10h00 – 10h20: Boas-vindas e apresentação da programação pelo Conselho de Coordenação

10h20 – 10h40: Apresentação das principais atividades do Diálogo Florestal e andamento das ações previstas no Plano de Ação até 2022 – Fernanda Rodrigues, secretária executiva

10h40 – 11h40: Atuação dos Fóruns Regionais do Diálogo Florestal sobre ações/resultados que geraram maior impacto positivo no contexto do Fóruns Florestais e principais desafios, com participação de:

  • Fórum Florestal da Amazônia: Milton Kanashiro e Meriana Santos;
  • Fórum Florestal da Bahia: Victoria Rizo;
  • Fórum Florestal Capixaba: Gilmar Dadalto;
  • Fórum Florestal Fluminense: Jorge Alonso;
  • Fórum Florestal Mineiro: Elizabete Lino;
  • Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina: Vitor Zanelato;
  • Fórum Florestal Paulista: Murilo Melo.

11h40 – 12h00: Perguntas e respostas.

Tarde – Plenária do Encontro Nacional (exclusivo para participantes inscritas(os)): 

14h00 – 14h20: Boas-vindas e acolhimento

14h20 – 16h30: Novos modelos de financiamento, com as seguintes participações:

  • Modelos de captação de recursos para projetos – João Paulo Vergueiro, Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR);
  • Mercado de investimentos em negócios de impacto socioambiental – Fernando Campos, SITAWI; 
  • Soluções financeiras inovadoras – Frineia Rezende e João Guadagnin, Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus ; 
  • Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) – Márcio Braga.

 

18 de novembro

Manhã – Sessão pública (YouTube)

10h00 – 12h00: Implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA) no Brasil – avanços e perspectivas nacionais, com participação de:

  • Aliança pela restauração na Amazônia: Joice Nunes Ferreira, Embrapa Amazônia Oriental; 
  • Pacto pela restauração da Mata Atlântica: Maria Otávia Crepaldi;
  • Observatório do Código Florestal: Roberta Del Giudice;
  • Diálogo Florestal: Fernanda Rodrigues.

Tarde – Plenária do Encontro Nacional (exclusivo para participantes inscritas(os))

14h00 – 16h10: Sessão sobre intensificação sustentável no setor florestal: conceitos, questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas, com:

  • Daniela Vilela (FSC Brasil) – discussões no âmbito do FSC;
  • Yeda Malheiros de Oliveira (Embrapa Florestas) – reflexões e considerações sobre o tema;

Diálogo em grupos sobre principais questões que devem ser consideradas nos âmbitos ambiental, social e econômico seguido de apresentação dos grupos e discussão plenária.

16h10 – 16h20: Intervalo

16h20 – 16h50: Nova formação do Conselho de Coordenação, com divulgação do resultado da eleição de 3 novas organizações da sociedade civil e 2 instituições de ensino e pesquisa.

16h50 – 17h00: Avaliação e encerramento

Autora: Fernanda Rodrigues.