Encontro Nacional será realizado em abril no Pará com foco em biodiversidade

dez 12, 2024 | Notícias, Sem categoria

O próximo Encontro Nacional será realizado em abril de 2025 em Alter do Chão, no Pará, e abordará os novos desafios, considerando principalmente o tema biodiversidade. O encontro também vai celebrar o aniversário de 20 anos do Diálogo Florestal (DF).

De 7 a 11 de abril de 2025, membros do DF se reunirão para refletir sobre o impacto do trabalho e, principalmente, para aprofundar o debate sobre biodiversidade, no marco dos 20 anos de atuação no Brasil.

Desde 2005, o Diálogo Florestal tem reunido empresas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, grupos comunitários, povos indígenas, associações de classe e instituições de ensino, pesquisa e extensão; promovendo o diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis.

 

Biodiversidade no centro do diálogo

O tema da biodiversidade assumiu um papel ainda mais estratégico para o Diálogo Florestal, com o lançamento do Plano Estratégico 2023-2027. O objetivo é apoiar a implementação de metas do Marco Global sobre Biodiversidade, estabelecido na COP 15 (Conferência das Partes da Biodiversidade) e com prazos até 2050.

Com o lançamento previsto para o início de 2025, a Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB) vai trazer desafios e oportunidades para sua implementação, e o Diálogo Florestal que trabalha para promover a adoção de práticas para a conservação vai dar espaço para essas discussões e troca de experiências entre seus membros durante seu próximo Encontro Nacional. 

Durante o encontro estão previstas oficinas, discussões sobre o desenvolvimento de métricas para medir e reportar impactos na biodiversidade e sessões de reflexão, além de visitas de campo na região. Entre as metas, destaca-se a Meta 15 do Marco Global sobre Biodiversidade, em um espaço neutro e com representantes de diversos segmentos de atuação para pensar na importante tarefa de aliar produção e conservação. 

Esta ação vai ao encontro do que foi definido último Encontro Nacional, realizado em 2023, quando o resultado estratégico 5, que define que o Diálogo Florestal deve “ter contribuído para a adesão às ações de conservação definidas em instrumentos de planejamento de políticas públicas e privadas”, sendo a temática da biodiversidade o centro deste resultado. 

 

Eventos online prévios

Tendo como objetivo central promover o conhecimento e a troca de experiências na temática da biodiversidade, antes mesmo de abril, o Diálogo Florestal tem como estratégia a realização de momentos online para discussões de temas relacionados à biodiversidade. O primeiro deles foi o webinar  “Biodiversidade no centro do diálogo: EPANB e Brasil na COP 16.” realizado dia 12 de novembro em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a Iniciativa de Liderança e Treinamento Ambiental (Environmental Leadership & Training Initiative – ELTI) da Universidade de Yale. A gravação está disponível no YouTube do Diálogo Florestal.

 

Compromisso e perspectivas futuras

Considerando as ações previstas em outros encontros já realizados, bem como percebidas e desejadas na rodadas de conversas com as organizações do conselho e outras partes interessadas relevantes em 2024, será apresentada a estratégia de atuação do DF para a realização deste resultado estratégico. Uma consulta aos membros sobre temas prioritários e outras ações a serem incorporadas será realizada para balizar a estratégia de atuação na temática de biodiversidade nos próximos anos, como o debate sobre o mercado de créditos de biodiversidade.

Com um histórico de práticas colaborativas e inovação em conservação, o Diálogo Florestal entra no vigésimo ano renovando sua missão de unir esforços em prol de uma sociedade em harmonia com a natureza, promovendo o diálogo e a colaboração para construir soluções relacionadas ao uso e conservação de paisagens sustentáveis.

O evento será um passo importante para integrar biodiversidade na agenda nacional, mobilizando setores e ampliando a conscientização para práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade a longo prazo.

 

Antecedentes

Ao longo dessa trajetória, foram desenvolvidas publicações, entre elas – “Mosaicos Florestais Sustentáveis“, que traz orientações sobre monitoramento e restauração;  “Silvicultura e Biodiversidade“, que explora a relação entre plantios florestais e conservação da biodiversidade e “Desafios para ganhar escala na restauração florestal“, aborda temas que vão desde a sustentabilidade dos plantios até o controle de espécies exóticas invasoras.

Esses temas refletem o compromisso contínuo do Diálogo Florestal com a integração da sustentabilidade nas práticas florestais e com a conservação da biodiversidade. De acordo com a coordenadora executiva nacional do DF, Fernanda Rodrigues, “o Diálogo Florestal tem uma longa caminhada trazendo a temática da biodiversidade em várias frentes de ação. Agora vamos colocar a biodiversidade no centro do diálogo e avançar mais rápido rumo às metas compartilhadas.”

 


Serviço

Encontro Nacional do Diálogo Florestal 2025
Data: 7 a 11/04/2025
Local: Alter do Chão, Pará, Brasil.
Inscrições: Evento para membros dos Fóruns Florestais, responsáveis por indicar seus representantes.
Informações: contato@dialogoflorestal.org.br

 

 

Autoria: Eccoa Comunicação
Revisão: Fernanda Rodrigues e Vitor Lauro Zanelatto
Foto: (CC) Daniel Marques (ASCOM/SEAPC/MCTI)