Estudantes de pós-graduação contribuem com trabalho do Diálogo Florestal em 2022

jul 27, 2022 | Notícias

Em linha com sua estratégia para estruturar a interação entre o Diálogo Florestal e instituições de ensino e pesquisa, duas estudantes passam a contribuir com as atividades do DF, após terem sido selecionadas a partir de uma chamada pública que recebeu mais de 50 candidaturas. Além delas, um colaborador do The Forests Dialogue (TFD) está realizando um estágio no Brasil. Saiba mais sobre o trabalho a ser desenvolvido e as pessoas que este ano estão dando apoio ao DF:

Larissa Moraes é engenheira florestal e mestranda em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia e desenvolve trabalhos nas áreas de indicadores de qualidade do solo, ecologia e tecnologia de produtos florestais madeireiros, com ênfase em avaliação de recuperação de áreas degradas envolvendo agricultura familiar e sistemas agroflorestais, e seleção de espécies nativas para implantação em larga escala na Amazônia. Larissa colaborará de julho a setembro de 2022 na promoção da interação das instituições de ensino, pesquisa e extensão, mapeando temas estratégicos e prioritários em nível nacional, a fim de incentivar o desenvolvimento de atividades que auxiliem a realização de trabalhos acadêmicos alinhados às áreas de atuação dos Fóruns Florestais e apoiar para definição de ações para construção do planejamento estratégico do DF para os próximos quatro anos.

Maria Carolina Oliva Brasil é bióloga com mestrado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais. Atualmente, doutoranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais, na qual sua pesquisa terá foco na provisão de serviços ecossistêmicos relacionados à água na bacia do Rio Doce, analisando diferentes cenários futuros de uso do solo. Tem experiência em Sensoriamento Remoto, na dinâmica do uso do solo em áreas de Cerrado e Mata Atlântica, e na identificação de drivers potenciais da degradação de áreas úmidas. Carolina irá colaborar com o Diálogo Florestal de setembro a novembro de 2022 apoiando a articulação de partes interessadas, além de pesquisas relacionadas ao planejamento do DF.

Thibault Vermeulen é estudante de segundo ano de Mestrado em Gestão Ambiental na Escola do Meio Ambiente da Universidade de Yale nos Estados Unidos. Ele também trabalha com o Diálogo Florestal Internacional (TFD) apoiando as iniciativas do Diálogo do Uso do Solo e de Fogo e Florestas. Até o final de agosto, irá contribuir com o Diálogo Florestal no Brasil na coordenação de 7 LUDs. Além disso, está fazendo um projeto de pesquisa cujos objetivos é avaliar a abrangência e a eficácia do processo de diálogo. O estudante recebeu apoio financeiro da Fundação Coca Cola para o estágio no DF. 

 

Autora: Juliane Ferreira