Fundo Ambiental Sul Baiano abre seleção para projetos socioambientais

nov 18, 2022 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

Mais um investimento beneficiando o ecossistema e famílias da Costa do Descobrimento e Sul da Bahia será realizado pelo Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB). Projetos de estágio 1 e 2 de restauração ambiental e de uso sustentável do solo poderão ser submetidos na quinta chamada de projetos do Fundo, até dia 30 de novembro.

Para esta chamada, serão selecionadas propostas de até 20 mil euros por projeto de estágio 1 – aquele de pequena escala com prazo de duração de até um ano. Nesta categoria, os projetos selecionados poderão, ao longo de seu desenvolvimento, elaborar propostas para alçar o estágio 2.

Para os projetos selecionados de estágio 2 – aqueles de grande escala gerando impactos significativos para a região – os recursos serão de até 200 mil euros por projeto. Neste caso, os escopos deverão propor trabalhar com áreas extensas, que podem ser constituídas por várias propriedades rurais, gerando benefícios ambientais e sociais na paisagem, além de criar e/ou fortalecer as cadeias produtivas.

Para submeter uma proposta, os interessados devem acessar o site https://fasb.newgenerationplantations.org/ e baixar o guia de aplicação de projetos, onde está o link para o formulário de submissão. O contato para esclarecimento de dúvidas é via e-mail [email protected].

Sobre o FASB

O FASB é um movimento baseado na mobilização das comunidades locais que tem como objetivo construir ecossistemas resilientes tendo as pessoas como elemento central, impulsionando ações locais focadas no desenvolvimento sustentável como agroflorestas, produção de madeira e alimentos, bem como a proteção e restauração de áreas degradadas para conectar fragmentos da Mata Atlântica.

O Fundo é uma parceria entre o Fórum Florestal da Bahia, o apoiador técnico New Generation Plantation (NGPTA) e a investidora dinamarquesa KIRKBI, e conta com uma equipe especializada em projetos socioambientais que atua em 23 municípios do Sul da Bahia e está sediada em Porto Seguro.