The Forests Dialogue discute papel do setor florestal na restauração de ecossistemas e reúne seu conselho

mar 30, 2023 | Notícias

Mais de 20 pessoas representando grupos de partes interessadas, entre elas o setor florestal privado, ONGs, academia, organizações de investimento e intergovernamentais se reuniram para o diálogo de escopo da iniciativa de restauração promovida pelo The Forests Dialogue (TFD). O Diálogo Florestal foi representado pela coordenadora executiva nacional, Fernanda Rodrigues. 

Os objetivos do encontro eram identificar áreas de concordância, discordância e linhas de ruptura, construir um entendimento coletivo das perspectivas e preocupações das partes interessadas, lacunas existentes quanto a conhecimento e pesquisa, e prioridades relacionadas ao papel do setor florestal na restauração de ecossistemas, contribuir para remover barreiras e ampliar a colaboração na restauração de ecossistemas no mundo, e abrir oportunidades de diálogo para impulsionar a mudança e promover aprendizados por meio de diálogos de campo de forma global e regional.

Após dois dias de discussões, o grupo aprovou a continuidade da iniciativa, reconhecendo o potencial do setor florestal privado para apoiar a sustentabilidade dos ecossistemas florestais e a restauração de ecossistemas. A nova iniciativa liderada pelo TFD se concentrará no papel do setor florestal na restauração de ecossistemas, em particular empresas florestais privadas e pequenos proprietários em colaboração com outras partes interessadas e no contexto de suas funções, direitos e contribuições.

As fotos, apresentações e documentos relacionados ao diálogo de escopo da iniciativa restauração estão disponíveis aqui: https://theforestsdialogue.org/dialogue/restoration-scoping-dialogue

Reunião do Conselho

Na mesma semana, foi a vez do Steering Committee do TFD se reunir. Do Brasil, além de Fernanda Rodrigues, estiveram presentes Ivone Namikawa (Klabin) e o embaixador José Carlos de Carvalho Jr (Ibá – via Zoom). Na agenda estavam temas como a governança, finanças e uma visão geral das iniciativas do TFD em curso. A experiência brasileira na condução local de seis diálogos do uso do solo foi destacada durante o evento pela líder da iniciativa no TFD e coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues. 

A “Semana TFD” contou ainda com outros eventos paralelos:

  • Evento Paralelo: Discussão Informal sobre Mulheres nas Florestas e na Conservação;
  • Evento paralelo: sistemas alimentares na paisagem
  • Bate-papo sobre carreiras com membros do Steering Committee estudantes de pós-graduação da Universidade de Yale
  • Evento Paralelo (TFD/ISTF): Construindo parcerias para a Restauração Florestal
  • Evento paralelo: o futuro do carbono florestal

Fotos: The Forests Dialogue

Autoria: Juliane Ferreira