Fórum Florestal Baiano apresenta resultados da reunião em Mucuri e pauta do próximo encontro

por | ago 12, 2009 | Fórum Florestal da Bahia

Itabatã, distrito do município de Mucuri, recebeu pela primeira vez o encontro do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, nos dias 17 e 18 de junho de 2009.

No dia anterior o Grupo de Trabalho sobre Ordenamento Territorial realizou uma viagem de campo a distritos e litoral dos municípios de Mucuri, Nova Viçosa e Prado, em áreas de influência da Aracruz e Suzano.

O objetivo da viagem era a verificação in loco de algumas das questões prioritárias tratadas do grupo, tais como afastamento de plantios de eucaliptos de núcleos urbanos, impactos na paisagem do litoral, além da questão da produção ilegal de carvão com madeira roubada e espécies nativas da região

A viagem de campo serviu para o fechamento de mais um acordo de ordenamento territorial na plenária referente a afastamento dos plantios de eucalipto dos pequenos núcleos urbanos da região: a partir deste encontro os plantios em terras próprias terão afastamento de 300 metros da zona de expansão urbana.

Após o corte da madeira, estas áreas serão destinadas exclusivamente para uso social, com participação das comunidades no planejamento do uso e ocupação do solo. A questão do afastamento de grandes núcleos urbanos e afastamento de escolas rurais estão na pauta do próximo encontro do Fórum.

Este é o segundo acordo de ordenamento territorial, sendo o primeiro referente à exclusão de eucaliptos para celulose em áreas que tenham sido ocupadas por cacau cabruca (cacau plantado sobre bosques nativos) em 1993.

Foram aprovados também os procedimentos para licitação dos serviços de monitoramento dos acordos de fomento florestal das três empresas ? Aracruz, Suzano e Veracel ? relativos a contratos novos e renovados a partir de 2007 na região, além do plano de ação para continuidade do Projeto Artesão Legal, que tem o objetivo de substituição de madeira nativa por madeira plantada e legalizada, nas atividades artesanais da região.

O encontro serviu ainda para finalização da “Carta de Princípios”, um esforço de revisão e atualização de princípios, objetivos e modos de operação do Fórum Florestal baiano. Arquivos em anexo: Ata da reunião de Mucuri e pauta da próxima reunião.