Fórum Florestal Capixaba lança publicação com ações de 2019 e 2020

jan 26, 2021 | Fórum Florestal do Espírito Santo, Notícias

Fórum Florestal do Espírito Santo acaba de divulgar a publicação “Ações e Procedimentos Inovadores do Fórum Florestal Capixaba” que tem o intuito de apresentar uma síntese das ações inovadoras desenvolvidas pelo Fórum nos anos de 2019 e 2020.

De 2019 para cá o Fórum passou por uma reestruturação e agora, com um Regimento Interno aprovado, é um espaço com clareza na área de atuação, finalidades, forma de posicionamento, representações definidas e caminhos a percorrer. Pautado no seu Plano de Ação, em 2020 foram realizadas intensas discussão sobre os procedimentos e linhas de pesquisas/estudos prioritários para o Estado do Espírito Santo sobre florestas. Como resultado dessa interação, um documento técnico foi elaborado pelo Fórum Florestal Capixaba e disponibilizado à FAPES.

Entre as demais oportunidades de projetos discutidas no Fórum Florestal dois se destacam, o Diálogo do Uso do Solo – LUD (Land Use Dialogue) e o Projeto Frutos da Mata Atlântica. Ambos grupos de ação começam o ano de 2021 com expectativas de resultados positivos. O Fórum também iniciou uma discussão sobre as normas e regulamentações que influenciam a atuação dos atores do setor florestal nos diferentes elos da cadeia produtiva a fim de propor alterações e complementações nos temas que considera equivocados.

Vale destacar que, em conjunto com o Diálogo Florestal, o Fórum Capixaba construiu 16 indicadores de monitoramento das atividades desenvolvidas pelo Fórum afim de monitorar de forma direta o número de ações estruturantes e as que são pontuais. Para conferir os indicadores acesse a íntegra da publicação aqui.

Autora: Carolina Schäffer.