Fórum Florestal da Amazônia avança na implementação de seu plano estratégico

set 26, 2022 | Fórum Florestal da Amazônia, Notícias

Criado em 2021, o Fórum Florestal da Amazônia está elaborando um plano de captação de recursos e mobilizando ações para dar viabilidade à sua atuação. A Nature Invest foi contratada para desenvoler o plano de captação, que será entregue ainda em setembro. A empresa também dará apoio na captação de recursos junto às organizações prioritárias definidas no plano. 

Paralelamente a isso, Fernanda Rodrigues, coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal, está dando suporte interinamente ao trabalho do conselho de coordenação e dos quatro grupos de trabalho (GT) estabelecidos: GT Comunicação e Engajamento, GT Recursos Florestais, GT Mercado e GT Governança Territorial e Políticas Públicas.

Encontro Nacional

O Fórum Florestal da Amazônia esteve bem representado durante o Encontro Nacional do Diálogo Florestal. Milton Kanashiro (Embrapa Amazônia Oriental) representou o Fórum no dia 15 de setembro, quando falou sobre os principais resultados do trabalho neste pouco mais de um ano de existência. Nos dias 21 e 22 de setembro, durante as sessões do Encontro Nacional voltadas ao planejamento estratégico, membros do Fórum Florestal da Amazônia estiveram presentes (presencialmente ou online): Fabiana Barbosa Gomes do Centro de Estudos Rio Terra, Amiraldo Picanço da Amazonbai, Mauro Armelin (Amigos da Terra Amazônia Brasileira), Daniela Vilela (FSC Brasil), Giovana Baggio (Aliança pela Restauração na Amazônia), Ana Paula Pulito (Suzano), Leonardo Martin Sobral (Imaflora), Milton Kanashiro (Embrapa Amazônia Oriental), Lucas Mazzei (Embrapa Amazônia Oriental), Maria Margarida Ribeiro da Silva (Rede Mulher Florestal) e Beto Mesquita (BVRio).

Dentre outras ações realizadas em 2022, como um dos resultados da mesa-redonda Fogo no contexto da Amazônia, falou-se da importância de apoiar a carta a ser enviada ao Senado para que o Projeto de Lei sobre Manejo Integrado do Fogo seja apreciado e votado e possa se tornar lei. Decorrente da articulação da Amigos da Terra Amazônia Brasileira, o Fórum Florestal da Amazônia aprovou em plenária extraordinária o apoio ao movimento.

Saiba mais sobre o trabalho do Fórum Florestal da Amazônia: https://dialogoflorestal.org.br/foruns-regionais/forum-florestal-da-amazonia/

Autora: Fernanda Rodrigues