Fórum Florestal da Amazônia realiza quarto encontro em outubro

out 14, 2021 | Fórum Florestal da Amazônia, Notícias

Fórum da Amazônia

O estabelecimento do Conselho de Coordenação do Fórum Florestal da Amazônia foi o principal item da pauta da quarta reunião realizada no último dia 30 de outubro. O encontro virtual reuniu 30 pessoas representando organizações não governamentais, empresas, instituições de ensino e pesquisa, e das comunidades e povos indígenas da Amazônia.

Para a formação do Conselho de Coordenação do Fórum foi aprovada pela assembleia a abertura de uma chamada para seleção dos membros. A chamada deve ser publicizada até o final do mês de outubro e a expectativa é que a primeira reunião do Conselho aconteça em dezembro. As atribuições deste Conselho estão dispostas nas Diretrizes de Funcionamento do Fórum Florestal da Amazônia. Enquanto o Conselho não é oficialmente eleito pelos membros do Fórum, o Grupo de Trabalho (GT) Gestão e Governança, dá apoio temporário à secretaria executiva. Após as eleições do conselho, esse GT se desfaz.

Um outro ponto da pauta do encontro foi a discussão em plenária das opções para o financiamento das atividades e ações estratégicas do Fórum Florestal. Entre os elementos iniciais listados estão a formulação de princípios e diretrizes para a estruturação de uma política de captação de recursos e o levantamento de potenciais financiadores e doadores, bem como o mapeamento de editais.

Autora: Carolina Schaffer.