Fórum Florestal da Amazônia realiza sua primeira reunião ordinária

ago 11, 2021 | Fórum Florestal da Amazônia, Notícias

Amazônia

O Fórum Florestal da Amazônia se reuniu pela primeira vez ordinariamente no último dia 14 de julho. Na pauta estavam a apresentação do histórico de criação, os principais desafios para a consolidação do Fórum, a aprovação do plano estratégico e a discussão inicial sobre diretrizes de funcionamento. Para avançar na elaboração de suas diretrizes de funcionamento, durante a reunião foram formados três grupos para fornecer subsídios e recomendações para a elaboração da primeira versão do documento pelo Grupo de Trabalho (GT) Gestão e Governança. Eleito entre participantes do Fórum, o GT tem como principal desafio apoiar a elaboração de suas diretrizes de funcionamento em linha com objetivo estratégico 2: estruturação da gestão e da governança do Fórum Florestal da Amazônia.

O histórico de criação do FF Amazônia remonta o Plano de Ação do Diálogo Florestal para o biênio 2019 – 2022 que trazia como objetivo específico a ampliação da atuação do Diálogo Florestal para a Amazônia, bem como a realização de uma etapa do Diálogo do Uso do Solo no Centro de Endemismo Belém, em agosto de 2019. Com esses antecedentes, o trabalho de planejamento estratégico, que deu as bases para a criação do Fórum, resultou além da definição de missão e visão, na pactuação de 14 objetivos estratégicos e 58 ações. Ficou em consulta até 13 de julho e agora está considerado aprovado pela plenária do Fórum.

Entre os principais desafios para estabelecimento do Fórum estão a captação de recursos, a definição dos nomes para secretaria executiva e a aprovação de suas diretrizes.

A reunião ordinária contou com a presença de representantes de 31 organizações não governamentais, empresas, instituições de ensino e pesquisa, e das comunidades e povos indígenas da Amazônia. As notas da reunião podem ser acessadas na página do Fórum.

Participe do Fórum Florestal da Amazônia

A participação no Fórum Floresta da Amazônia é aberta a organizações da sociedade civil, incluindo associações e cooperativas, empresas, instituições de ensino e pesquisa e outras que tenham atuação na Amazônia e interesse em contribuir. Para saber como participar, pode ser realizada inscrição prévia por meio deste formulário online.

O Diálogo Florestal conta com outros cinco Fóruns regionais no Brasil e há 15 anos atua no Brasil promovendo ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral.

Autora: Carolina Schäffer.