Fórum Florestal da Bahia atualiza plataforma sobre Monitoramento de Uso e Cobertura do Solo

fev 23, 2024 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

A ferramenta de gestão é gratuita e fornece à sociedade informações visando colaborar na leitura da paisagem dos territórios ao longo do tempo

Está disponível na página do Fórum Florestal da Bahia a última atualização da plataforma com mapas e relatórios sobre o Uso e Cobertura do Solo no Sul da Bahia. 

O Monitoramento Independente da cobertura vegetal e uso do solo dos territórios de identidade Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Parcela do Litoral Sul, tem como objetivo mapear a evolução da cobertura vegetal na região. 

Os dados de 2022 foram atualizados pela empresa Digital Rural com apoio do Movimento de Defesa Preservação e Sustentabilidade (MDPS) e, após aprovado pelo grupo de trabalho do Fórum Florestal da Bahia, foram disponibilizados na plataforma da ONG WRI, disponível aqui.

Através dessa ferramenta de gestão é possível acompanhar as mudanças do uso do solo de forma transparente e pública, além de disponibilizar dados espaciais do mapeamento de uso e cobertura do solo desde 1990.

Desde 2014 o Fórum Florestal da Bahia, que foi a primeira iniciativa do Diálogo Florestal, vem auxiliando no acompanhamento da evolução da paisagem no sul do estado, região de atuação das empresas Veracel e Suzano. 

Segundo a secretária executiva do Fórum Florestal da Bahia, Erica Munaro,  a plataforma também  contribui com a gestão pública ambiental. “A ferramenta fornece informações e dados visando auxiliar nas políticas públicas de ordenamento territorial, restauração de áreas degradadas, zoneamento, biodiversidade, entre outras áreas”, ressalta. 

O monitoramento abrange, ao todo, 32 municípios, sendo 19 municípios da área de influência da Veracel, entre eles, Belmonte, Camacan, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Mascote, Pau Brasil, Porto Seguro, Potiraguá, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia.  

Já na área de abrangência da empresa Suzano, monitora 13 municípios: Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Lajedão, Caravelas, Ibirapuã, Nova Viçosa e Mucuri. 

Para a Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Guaratinga (BA), Gabriella Dias, o Fórum Florestal da Bahia tem atuado de forma significativa através do monitoramento dos dados de cobertura vegetal e uso do solo no município. “A plataforma vem contribuindo para avanços em nossa gestão e tem servido de base para atividades de fiscalização, monitoramento, emissão de autorizações ambientais, além de ações de educação ambiental”, complementa.

Sobre o Fórum Florestal da Bahia

O Fórum Florestal da Bahia é um canal dialógico que tem como objetivo identificar agendas comuns entre empresas do setor florestal, organizações não governamentais, organizações sociais, instituições de pesquisas e órgãos governamentais de regulamentação e preservação para a promoção de ações efetivas, visando a conservação e restauração do meio ambiente e a geração de benefícios tangíveis, tanto para os participantes do diálogo quanto para a sociedade em geral. 

Acesse a plataforma de Monitoramento de Uso e Cobertura do Solo no Sul da Bahia

Autora: Fernanda Dorta/Eccoa Comunicação.