Fórum Florestal da Bahia lança fundo para financiar restauração da Mata Atlântica no estado

mar 22, 2021 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

Projetos serão apresentados pelas comunidades que receberão suporte técnico e financiamento para implantação. Evento de lançamento acontece dia 26 de março pelo YouTube do Diálogo Florestal.

As comunidades e organizações que atuam pela proteção, recuperação e melhoria do desenvolvimento socioeconômico da Mata Atlântica na Bahia já podem inscrever projetos para receber suporte técnico e financeiro do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB).

A iniciativa, que reúne o Fórum Florestal da Bahia, a organização responsável por suporte técnico New Generation Plantation (NGP TA) e a investidora dinamarquesa KIRKBI, pretende impulsionar ações locais focadas no desenvolvimento sustentável como agrofloresta, produção de madeira e alimentos, proteção e restauração de áreas degradadas. Entre exemplos de projetos levantados na região com as comunidades está o plantio agroflorestal para conectar fragmentos florestais transformando-os em corredores ecológicos.

Para o secretário executivo do Fórum Florestal da Bahia, Marcio Braga, será uma oportunidade até então nunca vivenciada pela região. “O grande diferencial dessa mobilização será o envolvimento das comunidades locais, que farão parte de todo o processo propondo, desenvolvendo e monitorando os resultados. O objetivo é construir ecossistemas resilientes tendo as pessoas como elemento central”, afirma.

Com o FASB, o Fórum Florestal da Bahia, que atualmente acompanha as mudanças no uso do solo na região, terá uma nova dinâmica na intervenção do território, por meio da originação de projetos em parceria com instituições regionais e produtores rurais.

De acordo com o diretor da NGP TA, Andrew Heald, a organização está entusiasmada para trabalhar com as comunidades locais no Estado da Bahia para desenvolver projetos de uso sustentável da terra que promovam o desenvolvimento regional enquanto preservam e restauram a biodiversidade. “É a abordagem inovadora de trabalhar a partir das informações das partes interessadas na paisagem local que garantirá o sucesso”, afirma.

A KIRKBI está muito satisfeita em participar desta parceria com o objetivo de abordar a tão necessária restauração florestal em benefício da biodiversidade regional e das comunidades locais no sul da Bahia. Como uma nova organização atuando nesta agenda, estamos confiantes em construir experiência por meio desse modelo de parceria para garantir que nossas atividades sejam realizadas com expertise regional”, afirma Lars Hyldgaard Olesen, diretor de Projeto da KIRKBI.

Serviço

Evento de lançamento do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB)
26 de março de 2021
Horário: das 09h00 às 11h00
Inscreva-se aqui para mais informações.
A transmissão será pelo canal YouTube do Diálogo Florestal.

Sobre o Fundo

O Fundo vai atuar em uma área na qual estão localizados 23 municípios nos quais vivem 1.1 milhão de pessoas. Uma região que tem como destaque atividades econômicas como cultivo do cacau, florestas de euclipto, café, agropecuária e turismo.

O Fórum estará envolvido na organização dos projetos, fazendo uma primeira avaliação quanto aos objetivos e custos. A equipe da NGP TA trabalhará no nível operacional para fornecer o suporte técnico necessário para o desenvolvimento dos projetos.

Autoria: Fórum Florestal da Bahia.