Fórum Florestal da Bahia realiza dia de campo sobre água

por | nov 15, 2015 | Fórum Florestal da Bahia

Tendo por objetivo contribuir com a gestão e conservação dos recursos hídricos da região, o Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, com o apoio da Veracel, realiza nesta terça-feira, 18/11/15, um dia de campo sobre a água.

A primeira parte do encontro, com início às 8 da manhã, será a visita ao vertedouro localizado na Estação Veracel, de maneira a conhecer as instalações, requisitos de escolha e outras informações pertinentes a melhor compreensão dos processos que influenciam o balanço hídrico de uma bacia, repassadas pelo engenheiro florestal Arthur Vrechi e por técnicos da Estação.

A segunda parte acontece no Hotel Sarana (Avenida Beira Mar, 5261 – Praia de Taperapuan, Porto Seguro), às 14 horas, e contará com a presença do Prof. Dr. Sílvio Ferraz (ESALQ/USPi, que vai subsidiar os participantes com mais dados sobre o manejo de bacias hidrográficas e conservação de florestas e recursos hídricos. A partir das informações do Prof. Sílvio e dos dados observados em campo será aberto debate com vistas a estabelecer uma proposta de trabalho em relação a conservação dos recursos hídricos na região.

A atividade faz parte da 55ª reunião ordinária do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, que prossegue nos dias 19 (das 10h às 18h) e 20/11 (das 8h às 12h), no Hotel Sarana. Na pauta, serão contemplados os seguintes temas: apresentação do resultado do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da área do recuo do litoral de Mucuri; apresentação do controle de pragas e doenças nos plantios de eucalipto e apresentação dos resultados finais da 2ª etapa do Monitoramento da Cobertura Vegetal nos municípios de influência da Veracel.

Também serão abordados o ordenamento territorial, o uso múltiplo da madeira e da terra, a continuação do debate sobre o modelo de ocupação da silvicultura, apresentação das despesas de 2015, orçamento para 2016 e a agenda de trabalho 2016. Além do lançamento do caderno comemorativo aos 10 anos do Fórum Florestal Bahia e do Diálogo Florestal.