Fórum Florestal de São Paulo debate importância da comunicação com comunidades

por | mar 29, 2010 | Fórum Florestal Paulista

O 7º Fórum Florestal de São Paulo aconteceu nos dias 10 e 11 de março de 2010, no Parque das Neblinas (reserva gerenciada pelo Instituto Ecofuturo), em Mogi das Cruzes, e debateu sobre ações socioambientais entre empresas e ONGs onde o tema Comunicação foi considerado prioritário.

Partindo da necessidade de reportar as ações ambientais e sociais das empresas à comunidade, o grupo representado por 18 membros do Fórum, levantou a importância de que os canais de diálogo sejam efetivos e que os interesses e problemas da comunidade em relação aos possíveis impactos da atividade de silvicultura sejam ouvidos e resolvidos com eficiência.

Além disso, foi definido pelo grupo que deve ocorrer uma maior participação do setor de comunicação das empresas nos debates para que os projetos sejam apresentados à comunidade de maneira eficaz.

Segundo os participantes, as empresas têm atividades positivas que devem chegar à sociedade, bem como impactos socioambientais que devem ser minimizados. Dessa forma, este Grupo Técnico (GT) passaria a ser um canal de apresentação e discussão sobre formas concretas para reportar essas ações, e também um meio de troca de experiências.

Para Alexandre Di Ciero, gerente socioambiental da Suzano, as ONGs devem opinar sobre as práticas que as empresas devem trabalhar. “O grupo deve passar a analisar as nossas práticas com o intuito de verificar se as ferramentas de comunicação são efetivas, além de apresentar propostas para que as empresas avaliem a possibilidade de implementá-las.”

Outra questão apresentada no diálogo foi a importância de verificar os investimentos em comunicação para cada projeto realizado nas empresas, e se essas ações são eficazes tanto para a empresa, quanto para a comunidade.

Após definição das prioridades do GT Socioambiental, o grupo de discussão dePlanejamento da Paisagem se reuniu, os participantes se dividiram e realizaram um exercício prático onde o objetivo era identificar, nas áreas mapeadas das bacias do Alto Tietê / Paraíba e Alto Paranapanema, os projetos socioambientais existentes de ONGs e empresas, a fim de ter uma visão ampliada da atuação dos membros do Fórum Florestal de SP. A partir daí, passou a se definir possíveis áreas prioritárias para elaboração de futura proposta conjunta de projetos, entre empresas e ONGs, para a conservação de fragmentos de florestas nativas remanescentes e recuperação de corredores naturais de Biodiversidade.

A data do próximo encontro já foi definida. O próximo Fórum acontecerá nos dias 9 e 10 de junho, no município de Itapetininga, São Paulo.

Mais informações: [email protected]