Fórum Florestal de São Paulo planeja novos temas e seminário para 2015

por | dez 23, 2014 | Fórum Florestal Paulista

Neste mês de dezembro, dia 11, o Fórum Florestal de São Paulo se reuniu na FGV em São Paulo para avaliar o biênio 2013/2014 e planejar as atividades de 2015. Também, seguindo seu regimento interno, realizou o processo eleitoral após dois anos da Secretaria Executiva conduzida por representantes do Instituto Itapoty, ONG Pró-Muriqui, Suzano Papel e Celulose e Fibria.

Nestes últimos dois anos foram realizados 6 encontros em diferentes cidades e com diferentes parceiros; 3 reuniões técnicas específicas sobre o tema Javalis, além de participações de representantes do Fórum São Paulo nos encontros nacionais do Diálogo Florestal e em outros fóruns de interesse como o FSC-Brasil, Conselho Gestor da APA Botucatu, Audiência Pública sobre a liberação comercial do eucalipto transgênico e evento do Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul junto com a WWF sobre programa NGP (New Generation Plantation). Os principais temas em diálogo foram: Diretrizes Socioambientais de relacionamento com a comunidade do entorno e fomento; Javalis; Corredores do Vale do Paraíba e de Capão Bonito; Revisão dos IGIs do FSC; CAR; Protocolo Agroambiental Florestal; licenciamento no estado de São Paulo; Agrotóxicos e transgênicos na APA Botucatu. Neste período, contribuíram financeiramente para o funcionamento do FF-SP as empresas Suzano Papel e Celulose, Fibria, Klabin e AMATA. Importante destacar também o imenso valor de todos as pessoas, representantes das ONGs e das empresas, que disponibilizam seu tempo e conhecimento para construir e enfrentar os desafios do diálogo, rumo a sustentabilidade e proteção da natureza no Estado de São Paulo.

E seguiremos em 2015 dando continuidade aos temas em diálogo e já com planos de introduzir novos assuntos, iniciando em março com a realização de um seminário sobre o papel das empresas florestais e das florestas na conservação dos recursos hídricos. Ao longo do ano também planejamos um diagnóstico sobre os trabalhos das empresas no monitoramento da biodiversidade com o objetivo de caminhar para a integração dos dados, visionando ações de conservação na paisagem ecológica.

Detalhes sobre as atividades desenvolvidas no biênio 2013/2014 e o planejamento 2015 podem ser acessados nos anexos.

A Secretaria Executiva passou por um processo de eleição sendo reconduzidos os titulares e suplentes das ONGs e modificados os representantes das empresas, ficando a seguinte composição: Secretária Executiva titular – Juliana Griese, Instituto Itapoty; Secretário Executivo Suplente – Maurício Talebi, Associação Pró-Muriqui/UNIFESP; Representante das Empresas Titular – Onara O. Lima, Fibria; Representante das Empresas Suplente – Rose Mazzer, Eucatex.

O encontro contou com a participação de 04 representantes de organizações da sociedade civil e 04 das empresas florestais. Todos destacam que o fórum é um ambiente importante para o diálogo aberto entre instituições do terceiro setor e empresas e um trabalho de divulgação e convite para novas instituições, que venham a contribuir com esse diálogo, será intensificado em 2015.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.