Fórum Florestal de SC aprova diretrizes para Fomento Florestal Sustentável

por | out 5, 2009 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O IV encontro do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina foi organizado e coordenado pela Klabin, TNC e Apremavi.

No dia 10 de setembro foi realizado um Seminário técnico, com o objetivo de definir áreas para o desenvolvimento de um projeto piloto no âmbito do Fórum Florestal Paraná – Santa Catarina. Para tanto foram formados grupos de trabalho, cada um para discutir uma região específica.

Uma vez que as regiões e os públicos envolvidos em cada região são bem definidos, foi escolhida uma área indicada por cada grupo para a elaboração de projetos piloto, conforme segue:
•    Micro-corredor entre o Parque Nacional das Araucárias as áreas da Adami e Irani (rio Chapecó e afluentes do rio Irani).
•    Um município da região do projeto da Amavi, a ser escolhido posteriormente: Rio do Campo, Taió ou Mirim Doce.

A Apremavi realizou reunião com a Amavi no dia 25 de setembro, para explicar a proposta do Diálogo Florestal, que foi prontamente aceita. A escolha do município ficará a cargo do próprio Diálogo. Da mesma forma, se fez contato com a Adami e a Irani, no dia 29 de setembro, que também confirmaram o interesse em participar. Deverá ser realizada uma reunião específica com a Adami e a Irani para tratar desse assunto e ver as possibilidades concretas de encaminhamento.

No dia 11 de setembro, foram apresentadas pela Giovana as Diretrizes para o Fomento Florestal elaboradas pelo GT Fomento Florestal. Após uma discussão, as mesmas foram aprovadas, sendo que o GT agora deverá se reunir para discutir ações de apoio à implementação das mesmas por parte das empresas. As diretrizes aprovadas encontram-se em anexo.

Na seqüência, Maria José Zakia realizou uma palestra sobre o tema “Florestas x Água”.

As próximas reuniões dos GTs Projeto Piloto e Fomento Florestal deverão acontecer na sede da TNC em Curitiba no dia 29 de outubro de 2009.

A próxima reunião do Fórum ficou marcada para os dias 03 e 04 de dezembro de 2009, tendo como sugestão a cidade de Corupá, sede da empresa Battistella.

Na reunião também ficou definido que a Secretaria Executiva do Fórum será exercida pela Apremavi, tendo como ponto focal a técnica Edilaine Dick.