Fórum Florestal de SP realiza I Reunião Técnica sobre javalis

por | jun 6, 2013 | Fórum Florestal Paulista

Os desafios enfrentados pelas empresas florestais e as ONGs relativos à presença de javalis (Sus scrofa) ferais ou asselvajados, na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema estão em pauta no Fórum Florestal desde 2010. Este ano membros de instituições participantes do fórum resolveram avançar para um trabalho que efetivamente enfrente a situação com a realização da 1ª Reunião Técnica sobre o assunto. A reunião aconteceu no dia 17 de maio, no Horto Florestal de Itatinga (Estação Experimental de Itatinga, Esalq/Usp) com o objetivo de levantar informações sobre as populações ferais de javalis na Bacia do Alto Paranapanema e iniciar a elaboração de um Plano de Ação interinstitucional para manejo dessas populações.

Na ocasião reuniram-se importantes informações sobre os registros de ocorrência de grupos e indivíduos; sobre o comportamento, danos e acidentes provocados pelos javalis; e sobre as experiências e iniciativas de enfrentamento da questão em diversas regiões do estado de São Paulo e do Brasil.

Foi decidido pela elaboração de um projeto inicial para sistematização de informações, diagnóstico da situação das populações de javalis e impactos na Microbacia do Rio Santo Inácio (municípios de Itatinga, Angatuba e Bofete), inserida na Bacia do Alto Paranapanema. Após a conclusão desse primeiro projeto, que deve ser de curta duração, será feita a 2ª reunião técnica agregando mais instituições e pessoas para consolidação de um Plano de Ação Interinstitucional de controle de javalis.

Mais informações:
Juliana Griese
Secretária Executiva do Fórum Florestal de São Paulo
Email: [email protected]