Fórum Florestal Fluminense realiza encontro de retomada, participe!

set 28, 2021 | Fórum Florestal Fluminense, Notícias

A Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (APEFERJ), Embrapa Agrobiologia, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), com apoio da Secretaria Executiva do Diálogo Florestal, convidam para encontro de retomada do Fórum Florestal Fluminense. A reunião será realizada no dia 6 de outubro de 2021, das 9h às 12h em formato totalmente online. Esse encontro servirá para repactuar a governança, a periodicidade e os temas prioritários do Fórum para o período 2021-2022.

O Fórum Florestal Fluminense (FFF) é um dos dez fóruns regionais do Diálogo Florestal, uma iniciativa pioneira e independente que há 15 anos facilita a interação entre representantes de empresas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, grupos comunitários, povos indígenas, associações de classe e instituições de ensino, pesquisa e extensão. Nasceu destinado a ser um espaço qualificado para o diálogo entre setores historicamente antagônicos, como, por exemplo, empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas.

Não se trata de um evento. O Fórum Florestal Fluminense (FFF) é um espaço permanente de diálogo, interlocução e cooperação entre diferentes setores da sociedade. As atividades são periódicas, incluindo reuniões “plenárias” (com todos os(as) participantes) e, dependendo de cada caso, reuniões de grupos de trabalho, para debater ou construir propostas sobre temas específicos

Cada fórum regional tem uma pauta específica de discussão, levando em conta as peculiaridades e necessidades locais. Seguindo os princípios do Diálogo Florestal, os fóruns regionais devem promover a participação de todas as empresas e todas as organizações que atuam com silvicultura e meio ambiente no seu estado ou região de influência.

Considerando as características e vocações naturais do estado do Rio de Janeiro, bem como a conjuntura atual, para esta retomada do FFF dois temas foram definidos como prioritários, a partir de uma agenda de desenvolvimento florestal: restauração e silvicultura econômica.

 

Inscreva-se agora!

Inscreva-se aqui para receber o link de participação e mais informações sobre o Fórum Florestal Fluminense. Se você e sua instituição já participaram, contamos novamente com sua presença. Mas, se sua organização atua no estado do Rio de Janeiro e ainda não teve oportunidade de conhecer e se integrar ao Fórum Florestal Fluminense, seja muito bem-vinda(o). Esta é a hora!

 

Programação (sujeita a alterações):

09h00: Abertura com representantes do Diálogo Florestal, APEFERJ, SEAS, FIRJAN e Embrapa Agrobiologia e acolhimento.

09h30: Breve histórico do Diálogo Florestal brasileiro – Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal.

09h40: Breve histórico do Fórum Florestal Fluminense – Beto Mesquita, diretor da BVRio, membro do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal.

09h50: Perguntas e respostas sobre o Diálogo Florestal e Fórum Florestal Fluminense.

10h00: Tópicos sobre desenvolvimento florestal no estado do Rio de Janeiro – Jorge Alonso (APEFERJ, moderador):

1-      Oportunidades e desafios para o desenvolvimento da silvicultura no estado do Rio de Janeiro – Ronaldo Nogueira Martins, consultor da Gerência Geral de Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

2-      A Política Estadual de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro – Telmo Borges, superintendente de Mudanças do Clima na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

11h00: Debate aberto entre participantes.

11h20: Definição de temas prioritários para 2021 e 2022 e agendamento do próximo encontro.

12h00: Encerramento.

 

Antecedentes

O Fórum Florestal Fluminense foi criado em 2008, como resultado da parceria entre a APEFERJ, o Instituto BioAtlântica (IBio), a empresa Aracruz (depois Fibria e atualmente Suzano, que não possui mais plantios no estado) e as Federações da Indústria (FIRJAN) e da agricultura (FAERJ) do Rio de Janeiro.

Entre 2008 e 2016 foram realizados diversos encontros, que ocorreram na capital do estado e também em diversos municípios e regiões (Campos, Nova Friburgo, Rio Claro, Macaé), nos quais foram debatidos os temas considerados prioritários: Normas e procedimentos para o licenciamento da silvicultura; políticas e incentivos para o desenvolvimento e fomento florestal; zoneamento ecológico-econômico; cadeia produtiva florestal para restauração e produção; extensão e assistência técnica florestal e educação ambiental.

Uma peculiaridade do FFF, em relação aos demais fóruns regionais do Diálogo Florestal, é a participação de representantes de órgãos públicos. Em razão do estado do Rio de Janeiro não possuir grandes investimentos em plantações homogêneas de árvores, considerou-se que a agenda deveria engajar a participação de todos os setores, incluindo o governamental.

Autora: Fernanda Rodrigues.