Fórum Florestal Fluminense realiza primeira reunião ordinária

nov 19, 2021 | Fórum Florestal Fluminense, Notícias

Nesta quarta, 24 de novembro o Fórum Florestal Fluminense realiza sua primeira reunião ordinária. Após a reunião de retomada realizada no início de outubro, agora organizações e empresas são convidadas para este primeiro encontro.

A reunião acontecerá das 09h00 às 12h00 online pela plataforma Zoom e conta com a seguinte programação:

09:00 – 09:15: Abertura e breve histórico do DF e FFF

  • Sessão 1 – Desenvolvimento do setor florestal no estado do Rio de Janeiro (Moderador: Jorge Makhlouta Alonso, Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro):

09:15 – 09:45: Comentários sobre os pontos críticos para o desenvolvimento florestal no estado do Rio de Janeiro apresentados pelo FFF em 2011 (Telmo Borges, superintendente de Mudanças do Clima na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS);

09:45 – 10:15: Dinâmica com os presentes sobre oportunidades e desafios para o setor florestal no estado;

  • Sessão 2 – Cadeia da restauração florestal no estado do Rio de Janeiro

10:15 – 11:00: Apresentação do diagnóstico sobre a produção de mudas no ERJ (Juliana Muller Freire – Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia);

11:00 – 11:30: Discussão sobre a produção de mudas;

11:30 – 12:00: Data e programação para a próxima reunião.

 

Participe

Inscreva-se aqui para receber o link de participação e mais informações sobre o Fórum Florestal Fluminense. Se você e sua instituição já participaram, contamos novamente com sua presença. Mas, se sua organização atua no estado do Rio de Janeiro e ainda não teve oportunidade de conhecer e se integrar ao Fórum Florestal Fluminense, seja muito bem-vinda(o).

 

Antecedentes

O Fórum Florestal Fluminense foi criado em 2008, como resultado da parceria entre a APEFERJ, o Instituto BioAtlântica (IBio), a empresa Aracruz (depois Fibria e atualmente Suzano, que não possui mais plantios no estado) e as Federações da Indústria (FIRJAN) e da agricultura (FAERJ) do Rio de Janeiro.

Entre 2008 e 2016 foram realizados diversos encontros, que ocorreram na capital do estado e também em diversos municípios e regiões (Campos, Nova Friburgo, Rio Claro, Macaé), nos quais foram debatidos os temas considerados prioritários: Normas e procedimentos para o licenciamento da silvicultura; políticas e incentivos para o desenvolvimento e fomento florestal; zoneamento ecológico-econômico; cadeia produtiva florestal para restauração e produção; extensão e assistência técnica florestal e educação ambiental.

Autora: Fernanda Rodrigues.