Fórum Florestal Mineiro envia oficio a governador de Minas em defesa da Mata Seca

por | jul 23, 2010 | Fórum Florestal Mineiro

Fórum Florestal Mineiro envia oficio a governador de Minas em defesa da Mata Seca.

No dia 16 de julho, o Fórum Florestal Mineiro enviou oficio ao governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, manifestando preocupação em relação ao conteúdo do PL nº 4057/09, recentemente aprovado pela ALMG. O Projeto de  Lei , por tirar o ecossistema do regime de proteção da Mata Atlântica, coloca-o em risco de extinção, e junto a ele , espécies raras que nele habitam.

O Fórum Florestal Mineiro destacou na carta que “ preservar os remanescentes de Mata Seca no Norte de Minas é fundamental à conservação da biodiversidade. A atividade econômica em Minas não pode mais ser baseada na supressão de matas nativas, sob pena de comprometermos ainda mais aquilo que nos restou”.

Grande parte da Mata Seca já foi derrubada para extensão de fronteiras agropecuárias e de produção de carvão vegetal, por isso a Lei Federal nº 11428/2006 a incluiu no regime de proteção especial da Mata Atlântica. Em Minas, 80% da cobertura vegetal nativa já foram destruídos. Do que restou, grande parte está empobrecida ou ameaçada.

O Fórum entende que a preservação do patrimônio do Estado deve estar prioritariamente alinhada com a sustentabilidade das atividades econômicas, e considera inquestionável a necessidade de ampliar a base florestal do Estado, visando atendimento à crescente demanda por produtos florestais.

“Entendemos ser imprescindível a definição de políticas públicas de estímulo aos novos plantios, ocupando preferencialmente áreas já antropizadas”, finaliza o Fórum Mineiro.  A importância da preservação da Mata Seca interessa a toda sociedade por tratar da conservação da biodiversidade e afetar a qualidade de vida da população.