Fórum Florestal Mineiro se reúne para retomar atividades

nov 3, 2020 | Fórum Florestal Mineiro, Notícias

Após um período sem realizar encontros em função da pandemia de Covid-19, o Fórum Florestal Mineiro se reuniu no dia 08 de outubro para retomar suas atividades. Além dos integrantes do Fórum, a reunião contou com a participação de duas novas organizações da sociedade civil, a Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá) e o Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), que confirmaram sua disposição em continuar acompanhando as atividades do Fórum.

Na pauta da reunião estavam a apresentação de projetos que estão sendo desenvolvidos no estado e que podem ser estudados e fortalecidos pelo Fórum Florestal Mineiro. Fabiano Melo, representante do MIB, apresentou o projeto de manejo da fauna e conservação do Sagui-da-serra (Callithrix flaviceps), em execução no leste mineiro em parceria com a Cenibra. “É preciso pensar como o setor pode contribuir com produção de conteúdo para projetos de conservação da fauna e flora“, comentou Fabiano durante a reunião. Esta é a primeira parceria do MIB com o setor florestal.

Sónia Ribeiro, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), informou que o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) no Parque Estadual do Rio Doce está em fase de construção de sua governança e buscando identificar parceiros para contribuir para o seu desenvolvimento. “Acredito que o Fórum tem muito a contribuir com esse projeto“, afirmou Sónia.

Jacinto Lana, representante da Cenibra, enfatizou a “importância do Fórum identificar oportunidades para trabalhar o planejamento das paisagens e promover um diálogo sobre o uso do solo. Além disso, os projetos executados pelo MIB e pela UFMG poderiam ter apoio do Fórum, principalmente no registro dessas ações em uma publicação por exemplo, para que essas experiências possam ser replicadas em outras regiões.”

Além do espaço para as apresentações, a reunião contou com um momento de debate em torno dos projetos desenvolvidos pelo MIB e pela UFMG. “A reunião foi positiva, no sentido de definir ações factíveis para o Fórum“, comentou a Secretária Executiva do Fórum, Dalce Ricas. Como encaminhamento, a plenária concordou em se reunir com mais frequência para fortalecer o Fórum como espaço de discussão e realizar lives para promover temas relevantes aos integrantes do Fórum Florestal Mineiro.

Autora: Carolina Schaffer.