Fórum Florestal na Universidade Federal do Sul da Bahia

por | nov 25, 2013 | Fórum Florestal da Bahia

O Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia foi convidado a integrar o Conselho Universitário Matriz da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, na condição de membro honorário representante dos parceiros sociais. O Conselho Universitário é a instância máxima de deliberação da Universidade e, através dele, as organizações da sociedade poderão participar da construção de um projeto inovador, que promete realizar uma verdadeira revolução na região. (http://www.ufsba.ufba.br/)

A primeira reunião do Conselho Universitário em Porto Seguro acontecerá no dia 29 de novembro, às 16h, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, quando serão empossados os representantes da sociedade civil do Território da Costa do Descobrimento. Na ocasião, será realizado também o ato solene de inauguração do Campus Sosígenes Costae apresentada a Carta de Fundação da UFSB.

Na última reunião do Fórum Florestal Bahia, realizada em agosto, em Teixeira de Freitas, o reitor pro-tempore da UFSB, Naomar Monteiro de Almeida Filho, apresentou o projeto da nova universidade para os membros do colegiado. A UFSB, terá três campi, nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna e iniciará suas atividades letivas no segundo semestre de 2014. No ano de 2020 gerará 10.800 novas vagas, somando-se todos os níveis de ensino superior.

Serão 12 Bacharelados Interdisciplinares (BI) em 4 grandes áreas de conhecimento, 15 Licenciaturas Interdisciplinares (LI) em 5 eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena (CPL), 10 Residências, 19 mestrados e 9 doutorados. Além disso, Cursos Superiores Tecnológicos (CST) e Cursos de Formação Seqüencial Universitária (CFSU) serão oferecidos em parceria com IFBA, IFBaiano, SEBRAE e outros órgãos do Sistema S que atuam na região.

A UFSB chega para superar a defasagem na oferta de vagas para a educação superior, no Sul e Extremo Sul do Estado, onde existem apenas 1.475 vagas em instituições públicas de ensino superior (UNEB, UESC, IFBA e IFBaiano). Entre as novidades está o regime letivo quadrimestral e arquitetura curricular organizada em Ciclos de Formação, com modularidade progressiva e certificações independentes a cada ciclo.

O ingresso se dará através dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), diretamente por meio de seleção geral via ENEM/SISu ou através da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte da Região Sul. As atividades e programas de ensino, pesquisa e extensão da UFSB cobrirão uma região composta por 48 municípios, para uma população de 1.520.037 habitantes, na qual existem 66 mil estudantes matriculados em 165 escolas públicas de ensino médio, segundo dados do Censo 2010.