Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina inicia 2021 com novos objetivos e anseios

fev 19, 2021 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Elaborar o Planejamento Estratégico do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina para o próximo triênio foi o objetivo da oficina realizada em novembro de 2020, que resultou na construção coletiva de novos objetivos e pautas para a atuação do Fórum. Os quatro objetivos específicos, revisados na oficina nortearão a atuação da iniciativa e devem agora ser traduzidos em ações com impacto direto para toda a comunidade do Diálogo Florestal nos territórios abrangidos pelo Fórum.

Veja abaixo a nova redação dos objetivos específicos:

  • Apoiar o planejamento de paisagens sustentáveis através de iniciativas como o Diálogo do Uso Solo;
  • Estimular boas práticas voltadas à ações de conservação e restauração de remanescentes da Mata Atlântica e Campos Nativos;
  • Discutir localmente os efeitos da silvicultura e encaminhar ações que dizem respeito à conservação;
  • Constituir um espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas socioambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Os participantes foram incentivados a identificar ameaças, oportunidades, regiões prioritárias e parceiros potenciais para a atuação entre 2021 e 2023, respeitando e promovendo os princípios do Diálogo Florestal: integração, transparência, confiança, não exclusão, pró atividade, respeito à diversidade e compromisso. A difusão de experiências exitosas e conhecimentos deverá ser a tônica da atuação nos próximos anos, ao lado de articulações e discussões sobre a implantação de PRAs (programas de Regularização Ambiental), a regulamentação de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e novas iniciativas do LUD (Diálogo do Uso do Solo).

 

Novo objetivo geral

Os participantes da oficina também se dedicaram a repensar o objetivo geral da iniciativa, mantendo o propósito inicial, mas ampliando seu escopo às pautas que ganharam ainda mais destaque nos últimos anos no cenário global, tornando-se essenciais para a sustentabilidade das empresas e produtores; inegavelmente associadas ao setor florestal e onde este pode contribuir imensamente para a construção de soluções.

Grupo de Apoio a Secretaria Executiva

Neste novo ano de trabalho a Secretaria Executiva do Fórum contará com uma nova equipe de apoio, composta por quatro membros, representando o setor privado e não-privado no planejamento das atividades e proposição de ações para os demais membros do Fórum, junto à Secretaria. Os nomes foram sugeridos na oficina de reposicionamento e aprovados pelos presentes por aclamação.

Confira abaixo os integrantes do Grupo de Apoio:

Setor Privado: Ivone Namikawa (Klabin) e Juliana Tramontina (Adami)
Setor Não-Privado: Alessandra Oliveira e Luciane Costa

Além da nova composição do Grupo de Apoio, a Secretaria Executiva conta com um novo integrante. Vitor Lauro Zanelatto, colaborador da Apremavi, auxiliará a Secretária Edilaine Dick nas demandas do Fórum.

 

Encontros em 2021

Os membros do Fórum reiteraram o compromisso de realizar três reuniões anuais, bem como o anseio em ampliar a troca de experiências e boas iniciativas entre os participantes. Em virtude da pandemia de Covid-19, houve consenso para a manutenção das reuniões em formato online em 2021. Quando for possível e seguro para todos, as reuniões presenciais devem retornar, em formato itinerário entre as organizações e territórios englobados pelo Fórum PR e SC. A primeira reunião de 2021 já está sendo organizada pela Secretaria Executiva do Fórum e deverá ocorrer no mês de abril.

Antes disso, em março, deverá ocorrer a live de lançamento da cartilha “Certificação Florestal”, produzida pela 2Tree Ambiental (integrante do FF PR e SC) com participação dos demais membros do Fórum e apoio do Diálogo Florestal Nacional. A publicação tem por objetivo Incentivar a Certificação Florestal, apresentando as principais orientações para os interessados na certificação, sobretudo para os pequenos produtores.

O lançamento será realizado em uma uma live no canal do YouTube do Diálogo Florestal.

Facilitação gráfica da Oficina de Reposicionamento Estratégico (Rui Belizário Silva da Fontoura – Bio Teia Estudos Ambientais).

Autores: Miriam Prochnow e Vitor Lauro Zanelatto.