Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina realiza plenária a distância

maio 5, 2020 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomenda o distanciamento social em virtude da pandemia da Covid-19, a plenária do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina foi realizada online, em formato webinar.

A reunião foi realizada no dia 24 de abril e contou com 33 representantes de empresas florestais, organizações não governamentais, universidades, instituições de pesquisa e empresas de consultorias.

Entre os assuntos da reunião esteve a apresentação da cartilha sobre Certificação Florestal que está em elaboração pelo Fórum Florestal e tem como objetivo sensibilizar e orientar plantadores de florestas sobre a importância da certificação florestal.

Seguiu-se com a apresentação de projeto piloto que está sendo desenhado por instituições participantes do Fórum visando a conservação dos campos naturais, associado ao desenvolvimento do turismo ecológico no município de São Luiz do Purunã (PR).

O Diálogo do Uso do Solo, conhecido em inglês pela sigla LUD (Land Use Dialogue), também foi assunto da plenária. E ainda em 2020, participantes do Fórum terão oportunidade de participar de oficina sobre o tema a ser realizada pelo Diálogo Florestal Nacional. A oficina terá como objetivo formar multiplicadores da metodologia LUD em seu território com apoio do Diálogo.

Outros assuntos estiveram na pauta como o resultado do Chamamento Público nº02/2018 do IBAMA, sendo o Fórum um importante espaço para compartilhamento das experiencias em restauração a serem desenvolvidas pelas instituições contempladas. Além de encaminhamentos sobre o planejamento estratégico do Fórum que deve ser iniciado de forma online.

A próxima reunião do Fórum Florestal ficou agendada para agosto deste ano.

Autoras: Edilaine Dick e Grasiela Hoffmann.