Fórum Florestal PR e SC discute estratégias de advocacy em reunião presencial

mar 27, 2024 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Amazônia Brasil

O primeiro encontro de 2024 do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina foi marcado por debates e construção colaborativa de estratégias para a conservação e restauração do Bioma Mata Atlântica. Realizado presencialmente no dia 12 de março, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Airumã, em Curitiba, Paraná, o evento contou com a participação de 24 membros representando 20 instituições.

Renata Garrett Padilha, secretária executiva do FF PR e SC, liderou a organização do encontro, destacando a importância da presença de todos os participantes. Uma roda de apresentações permitiu que os membros compartilhassem suas expectativas, instituições representadas e trabalho desenvolvido. Quatro novas instituições aderiram ao Fórum: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR); Universidade Positivo – Departamento de Pós-Graduação em Gestão Ambiental; UFPR – Departamento de Ciências Florestais; Cooperativa Agrociência.

O ponto alto da reunião foi a realização da Oficina de Elaboração da Estratégia de Advocacy do FF PR e SC em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). A oficina, conduzida por Mônica Gabira, focou na construção da Teoria da Mudança para enfrentar a baixa eficiência no repasse de recursos para conservação e restauração do Bioma Mata Atlântica. Os participantes, divididos em grupos, propuseram mudanças necessárias para alcançar esse objetivo.

Foram apresentadas ainda as ações realizadas ao longo de 2023, mesmo em um cenário desafiador de reuniões virtuais devido às condições climáticas adversas na região Sul. As pessoas presentes tiveram também a oportunidade de uma imersão na natureza durante a Trilha do Tatu, na RPPNM Airumã.

Foram definidas as próximas etapas do trabalho, incluindo a realização de oficinas virtuais para a elaboração da Estratégia de Advocacy até julho de 2024, além do calendário das próximas reuniões do Fórum até o final do ano.

Para participar das atividades do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, entre em contato pelo email [email protected].  

 

Autoria: Juliane Ferreira