Fórum Florestal PR e SC finaliza 2021 com debate sobre PRA

dez 23, 2021 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Fórum PR/SC

A última plenária do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina de 2021 oportunizou um diálogo intenso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os Projetos de Recuperação Ambiental (PRA) no estado de Santa Catarina. Embora consolidado, o CAR demanda esforços para a realização das retificações necessárias, uma vez que este deverá servir como base para a elaboração do PRA para as propriedades. Uma iniciativa liderada pelo Observatório do Código Florestal (OCF) e pela Apremavi, pode colaborar para o avanço dos trabalhos e foi apresentada e discutida junto às organizações integrantes do Fórum.  

Roberta del Giudice, Secretária Executiva do OCF, foi convidada a participar da reunião do Fórum Florestal para apresentar o Projeto NORAD, que será executado nos próximos anos por um consórcio de organizações da sociedade civil. Em sua fala, destacou os objetivos gerais do projeto: produção de dados sobre o cenário ambiental no Brasil, redução do desmatamento, proteção de remanescentes de floresta, incentivo à produção agrícola sustentável e promoção da restauração de áreas degradadas. 

Edilaine Dick, coordenadora de Projetos da Apremavi,  destacou que reuniões com o Governo de Santa Catarina estão ocorrendo, a fim de viabilizar uma parceria para que o Portal Ambiental possa ser utilizado para a criação e validação do PRA. Os participantes do Fórum Florestal destacaram a importância da iniciativa liderada pela Apremavi e comprometeram-se em acompanhar o desenvolvimento do projeto em 2022, já que este também é um dos temas prioritários para o FF PR e SC. Uma outra possibilidade, a ser avaliada no próximo ano, é o apoio formal do Fórum Florestal à iniciativa, apresentando o interesse no tema ao Governo do Estado de Santa Catarina.  

 

Aprovação das Diretrizes

Após dez anos da elaboração do documento original, as Diretrizes de Funcionamento do FF PR e SC foram revisadas e ampliadas em 2021. A nova redação foi proposta pela Secretaria Executiva no mês de agosto, quando foi colocada em discussão. Entre as adições está a formalização do Grupo de Apoio à Secretaria Executiva e orientações para o uso da marca do Fórum Florestal.

O processo possibilitou a participação de todos os membros, e foi concluído com a aprovação da nova redação na reunião plenária de 25 de novembro. O documento será disponibilizado em breve na página do Fórum

 

Resumo na SOBRE 

Outra atividade realizada no segundo semestre foi a elaboração de um resumo para a III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), realizada em formato online entre os dias 08 e 11 de novembro de 2021. O trabalho apresentou as discussões sobre a implementação do CAR e do PRA no estado do Paraná que ocorreram numa live realizada pelo Fórum Florestal em setembro de 2020 com apoio do Diálogo Florestal. O resumo foi aprovado, apresentado na conferência e deverá ser incluído no anais do evento. 

Conheça a SOBRE: https://www.sobrestauracao.org/

 

Encaminhamentos para os encontros em 2022

Também na última reunião plenária de 2021, os membros do Fórum Florestal debateram sobre o retorno das reuniões presenciais para o próximo ano, bem como a manutenção de três reuniões plenárias a cada ano. Foi consenso entre os participantes o retorno à modalidade presencial, desde que haja condições sanitárias que permitam a atividade. 

Miriam Prochnow colocou a sede da Apremavi, em Atalanta (SC), à disposição para a realização da próxima reunião plenária, que deverá ocorrer entre março e abril de 2022.

Autor: Vitor Lauro Zanellato.