Fórum Florestal PR e SC inicia atividades em 2013

por | abr 5, 2013 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Foi realizada no dia 27 de março de 2013, na Sede da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em Curitiba (PR) a XV Reunião do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina. A reunião contou com a presença de 21 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal a fim de apresentar as atividades realizadas no ano 2012 e a definir as demandas prioritárias a serem trabalhadas no ano de 2013.

Questões socioambientais estão sempre em constante discussão dentro do Fórum, dessa maneira, as principais demandas definidas foram:

– Aproximação com grupos organizados na Bahia envolvidos com a temática de fomento e que caminham para certificação florestal em conjunto, para analisar o que deu certo e o que errado e de que forma podemos trazer isso para a realidade dos pequenos agricultores do Paraná e Santa Catarina.
– Publicação específica do Fórum sobre os trabalhos desenvolvidos pelas entidades e empresas, com diversos temas como restauração, conservação, fomento, educação ambiental, trabalho com comunidades, enfim, trabalhos que vão de encontro com os objetivos desse Fórum e do Projeto Piloto desenhado em 2010.
-Participação no Seminário nacional em junho promovido pelo Instituto de Pesquisas e estudos Florestais (IPEF) sobre Áreas de Alto Valor de Conservação, e incorporação deste tema nas próximas reuniões do Fórum.
– Nivelamento de informações sobre o código florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), para que o grupo possa definir como o Fórum ou as empresas e entidades podem influenciar positivamente nesse processo.

As reuniões do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal.

A data e o local da próxima reunião ainda deverá ser definida e divulgada.