Fórum Florestal PR e SC realiza 2º encontro de 2021

ago 27, 2021 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Fórum Florestal PR e SC

Agosto foi o mês em que os integrantes do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina se reuniram para dar prosseguimento nas discussões e atividades inerentes da iniciativa. A reunião ocorreu à distância, utilizando a ferramenta Zoom, no último dia dezenove.

O encontro foi organizado e facilitado por Vitor Lauro Zanelatto, que iniciou a reunião saudando a presença de todos. Em seguida, passou-se para a apresentação da pauta. Entre os assuntos previstos estava a apresentação de uma proposta para o seminário temático que o Fórum Florestal deverá realizar no último trimestre do ano e uma apresentação sobre recentes discussões que vêm ocorrendo acerca de mecanismos certificadores do setor florestal. 

Abaixo, um resumo dos assuntos que foram abordados na última reunião:

 

Revisão das diretrizes do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

De acordo com o encaminhamento aprovado em abril de 2021, foi apresentada uma nova redação para as diretrizes de funcionamento do FF  PR e SC, que teve sua redação original elaborada em 2010. Vitor Zanelatto apresentou as principais alterações propostas e destacou que o texto já conta com a revisão de Edilaine Dick, integrante que coordenou o projeto de elaboração das diretrizes; e também de integrantes do Grupo de Apoio à Secretaria Executiva.   

Ficou acordado que todos os membros terão acesso ao documento com a nova redação, podendo enviar sugestões e dúvidas à Secretaria Executiva até 30/09/2021. Também foi consenso que o assunto entrará em discussão, visando a aprovação, na próxima reunião.

 

Apresentação de uma proposta para o seminário temático de 2021

Após possibilitar que  todos os integrantes da iniciativa manifestassem suas preferências sobre o assunto, a Secretaria Executiva elaborou uma proposta  para o seminário temático anual, evento tradicional do Fórum Florestal e que, por decorrência do distanciamento social em função da pandemia de Covid-19, será realizado à distância. Neste ano o tema será “Serviços Ecossitêmicos”. 

A proposta, já com as alterações aprovadas durante a reunião, prevê dois encontros com especialistas no assunto, a serem realizados entre os meses de outubro e novembro. Integrantes do Fórum terão a oportunidade de mostrar ações sobre o tema através de vídeos curtos, que serão incorporados na programação do evento. 

 

Explanação sobre as discussões promovidas na ABNT sobre a certificação de Cadeia de Custódia no Setor Florestal

Victoria Rizzo, integrante do FF PR e SC e representante da empresa de consultoria ambiental Henvix Ambiental realizou aos presentes uma apresentação sobre as recentes discussões que estão ocorrendo na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, sobretudo acerca do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). 

A apresentação foi recepcionada com elogios e percepções dos presentes sobre o assunto, que é tema constante de atenção dos atores do setor florestal e tem papel fundamental para a chancelar os princípios de sustentabilidade que o setor utiliza. 

 

Conversa sobre a implantação do PRA e do CAR nos estados do Paraná e Santa Catarina 

Edilaine Dick informou que a Apremavi está iniciando um novo projeto em parceria com o Observatório do Código Florestal e financiado pela Norad. Segundo ela, esse projeto dialoga com uma das metas definidas para o FF PR e SC, a aproximação e articulação com os governos estaduais de Santa Catarina e do Paraná: “O projeto a ser desenvolvido pela Apremavi vai totalmente ao encontro de um dos objetivos estratégicos do Fórum que é a atuação em políticas públicas, e poder contar com o apoio do Fórum e seus membros para essa aproximação com o governo será um ganho para todos os integrantes da iniciativa e principalmente para o público interno ou externo que se beneficia diretamente com a implantação do CAR e do PRA no estado”, finaliza.

Miriam Prochnow, conselheira da Apremavi, informou que onze organizações não governamentais executam o projeto, que tem como principal objetivo o cumprimento da lei florestal, que completará dez anos de aprovação em 2022. Foi sugerido  que algum representante do FF PR e SC acompanhe os diálogos que virão a ocorrer com o poder público sobre o assunto. 

 

Antes da reunião ser encerrada, os presentes utilizaram a palavra-livre para apresentar temas diversos aos pares. Destaque para a contribuição de Fernanda Rodrigues, Secretária Executiva do Diálogo Florestal, que reforçou o convite para a submissão de resumos na III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, abordando as recentes discussões sobre a implementação de Programas de Regularização Ambiental (PRA) e PRADA promovidas pelos Fóruns Florestais e Diálogo Florestal. 

A próxima e última reunião de 2021 do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina está prevista para ocorrer em outubro, com data a ser definida.

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.