Fórum Florestal PR e SC realiza primeiro encontro de 2021

abr 30, 2021 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

No último dia 27 de abril ocorreu o primeiro encontro de 2021 entre os integrantes do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina. Em decorrência da necessidade de distanciamento social em virtude da pandemia da Covid-19, esta foi mais uma reunião on-line, utilizando a ferramenta Zoom.

O encontro foi organizado e coordenado por Vitor Lauro Zanelatto, colaborador da Apremavi que vem auxiliando nas atividades do FF enquanto a Secretária Executiva, Edilaine Dick, está licenciada de suas funções. Confira os destaques:

Revisão das diretrizes do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Onze anos após o início dos trabalhos para a elaboração do texto que orienta o funcionamento e organização do FF PR e SC, a Secretaria Executiva propôs aos membros uma ampla revisão na redação, objetivando atualizar e complementar o texto, em face ao desenvolvimento que a iniciativa teve nos últimos anos. Os participantes sugeriram também incorporar os consensos do último planejamento estratégico, realizado em novembro de 2020.
Ficou acordado que todos os membros terão acesso ao documento original e poderão propor sugestões, e que a Secretaria Executiva deverá propor uma nova redação na próxima reunião, que está planejada para ocorrer no mês de julho.

Debate sobre a viabilidade da realização do seminário anual de 2021

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os seminários estratégicos anuais, tradicionalmente realizados no último trimestre para o compartilhamento de aprendizados, formação e interação entre os membros do FF PR e SC, não podem ocorrer como de costume. Os presentes na reunião debateram amplamente as possibilidades de realizar o evento de forma online, bem como as adaptações necessárias para que o mesmo seja proveitoso e inclusivo.

Apresentação: Projeto de Gestão Territorial Sustentável e suas relações com o setor florestal

Rosana Renner, coordenadora técnica do Instituto LIFE, realizou uma apresentação aos presentes sobre o projeto desenvolvido pela organização que visa elaborar um Padrão Internacional para a Gestão Sustentável do Território, desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. O Padrão busca estabelecer regras claras para que os atores que influenciam a gestão territorial sustentável possam adequar e convergir suas ações promovendo conjuntamente a sustentabilidade. Saiba mais aqui.

Registro dos encaminhamentos, definição da data para o próximo encontro e conclusão

À guisa de conclusão, Vitor apresentou os resultados da live de lançamento da Cartilha “Certificação Florestal” e da distribuição dos exemplares entre os membros do Fórum Florestal. Foi colocado em discussão e aprovação a proposta de disponibilizar os exemplares remanescentes para coordenadorias dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal das principais universidades do PR e de SC. A proposta foi aprovada sem ressalvas.

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.