Fórum Florestal PR e SC realiza Seminário Regional em Conservação e Restauração da Mata Atlântica.

por | set 21, 2010 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

A necessidade de tornar público os assuntos debatidos no âmbito do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, e de divulgar para as empresas e agricultores que não participam deste coletivo a importância de seguir as normas ambientais atuais para o plantio de exóticas, incluindo princípios de sustentabilidade em seus plantios e considerando o planejamento da paisagem, motivaram a realização do “Seminário Regional em Conservação e Restauração da Mata Atlântica” que aconteceu no dia 16 de setembro de 2010, em Canoinhas (SC).

O evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre eles, estudantes, técnicos e extensionistas rurais, secretários de agricultura e meio ambiente, representantes de ONGs, terceiro setor e sindicatos dos trabalhadores rurais.

No decorrer deste dia, importantes assuntos foram abordados. Miguel Calmon, primeiro palestrante do dia, falou sobre o Diálogo Florestal e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, como importantes ferramentas de integração entre ONGs, empresas, governos e instituições de pesquisa na conservação e restauração da Mata Atlântica. Edilaine Dick apresentou o que é o Fórum Florestal PR e SC, ressaltando os desafios e as perspectivas deste coletivo.

Maria José Zakia apresentou dados pertinentes a legislação florestal, fazendo um breve histórico das mudanças ocorridas no código florestal a partir de 1934, até a atualidade. Abordou também questões relativas a silvicultura e a água, enfocando na análise do balanço hídrico das bacias hidrográficas.

No período da tarde as palestras foram direcionadas às temáticas Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Certificação Florestal. Claudio Klemz iniciou a sua palestra com uma explicação didática sobre o que é PSA e deu exemplo de algumas modalidades possíveis de serem colocadas em prática, como a servidão florestal e o ICMS Ecológico. Em seguida, Guilherme Andrade Lopes explanou sobre a importância da certificação florestal, destacando os passos e critérios a serem seguidos pelas empresas.

Segundo Josinei Antonio Tissi, engenheiro agrônomo da Epagri de Monte Castelo (SC) “o seminário foi de suma importância, no qual palestrantes com grande experiência e capacidade didática repassaram informações de grande valia na área ambiental, sendo que as informações adquiridas neste encontro poderão ser repassadas aos produtores rurais, auxiliando assim, na manutenção de área áreas de reserva legal e APP. Permitiu também a realização de contatos e troca de idéias com participantes de diversas áreas técnicas”.