Fórum Florestal PR e SC realizou sua XX reunião

por | nov 14, 2014 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

No dia 06 de novembro de 2014 o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina se reuniu para sua XX reunião, na sede da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em Curitiba (PR). Participaram da reunião 15 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal.

No evento, Ivone Namikawa, da Klabin, apresentou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa, criada em 2014 por esta empresa. Destacou a importância desta Unidade de Conservação particular para a conservação da biodiversidade e que o objetivo principal dos cerca de 5 mil hectares que a compõem almejam a proteção ambiental e o incentivo à pesquisa. Os participantes também conferiram o vídeo da RPPN, que pode ser assistido aqui.

Ivone Namikawa apresentando a RPPN Complexo Serra da Farofa. Foto: Marluci Pozzan.

Victória Rizo, da 2TREE Consultoria, abordou sobre certificação e manejo florestal. Destacou o exemplo do Grupo de Produtores Florestais do Médio Rio Tibagi (PR), apoiado pela Klabin. O grupo é composto por 41 produtores e envolve cerca de 6900 ha de área total. Entre os resultados principais deste processo de certificação, Victória destacou ganhos ambientais (regularização ao CAR, programa de reflorestamento, como o Matas Legais, educação e conscientização); sociais (regularidade trabalhista, fiscal e inserção da atividade na comunidade) e econômicos (inventários florestais, uso necessário de insumos, conquista de mercado certificado e uso múltiplo da madeira).

Os participantes também deram sequência à revisão do planejamento do Fórum, no intuito de alinhar e atualizar as ações estratégicas, relacionadas especialmente ao fomento e certificação florestal, ações socioambientais e planejamento e conservação da paisagem, na perspectiva de influência em políticas públicas.

As reuniões do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal. A próxima reunião do Fórum será realizada em março de 2015, na sede da Rigesa, em Três Barras (SC). Para mais informações, entre em contato com  a secretaria executiva: Marcos A. Danieli – marcos@apremavi.org.br.