Fórum Florestal realiza Encontro Interinstitucional sobre florestas na Bahia

por | out 31, 2013 | Fórum Florestal da Bahia

Com o propósito de difundir e debater experiências de restauração florestal e delinear caminhos para a economia florestal no país, o Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia se juntou ao Ministério Público de Teixeira de Freitas (BA), ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-BA) para realização do I Encontro Interinstitucional de Restauração, Conservação e Economia Florestal.

O evento abordou temas como modelos e experiências na restauração florestal, silvicultura com espécies nativas, mercado de madeira no Brasil e a estruturação da política de restauração florestal do estado da Bahia. Por dois dias, realizadores e pesquisadores locais e nacionais abordaram diferentes enfoques sobre a temática.

Algumas organizações do Fórum Florestal baiano trouxeram suas experiências para o evento: o Grupo Natureza Bela, a Cooplantar, a Cooplanjé e o IBIO apresentaram seus trabalhos de restauração florestal no Corredor Ecológico Monte Pascoal Pau Brasil, enquanto a Conservação Internacional Brasil apresentou o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, abordadndo o tema da cadeia produtiva da restauração.

Outro destaque regional ficou por conta da apresentação do Programa Arboretum de Conservação e Restauração Florestal, cujo objetivo é integrar ações de restauração florestal, fomentando atividades em toda a cadeia produtiva, desde a coleta de sementes até o monitoramento de áreas restauradas, além de promover a adequação ambiental de propriedades rurais no extremo sul da Bahia.

Desenvolvido pelo MP Bahia, com o apoio do SBF, o Programa Arboretum foi viabilizado por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com as empresas de celulose Fibria e Suzano. O programa oferecerá suporte técnico e logístico para a implantação de Núcleos Comunitários de coleta de sementes e produção de mudas florestais nativas, destinadas aos plantios para restauração e uso sustentável.

No evento, realizado na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, nos dias 28 e 29 de agosto, houve ainda o lançamento da pedra fundamental da base do Programa Arboretum, que será entregue até o primeiro semestre de 2014.