Fórum PR e SC define prioridades e debate padrões de manejo florestal FSC

por | jul 13, 2016 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

No dia 06 de julho de 2016 o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina se reuniu na sede da Embrapa Florestas, município de Colombo (PR) para sua XXIV reunião. Participaram 25 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor de base florestal.

O evento teve como objetivo consolidar as prioridades de atuação do Fórum e contribuir com o processo de revisão dos novos padrões de manejo florestal FSC®. A consulta pública do processo de revisão segue até o dia 15 de julho e é aberta a todos os interessados.

O Fórum definiu o tema das Mudanças Climáticas como prioritário para discussão. A aproximação se dará pela análise das INDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas) e percepção de como o grupo pode contribuir. Este tema soma-se às outras três prioridades de discussão do Fórum: Fomento e Certificação Florestal, Planejamento da Paisagem e Conservação e Ações Socioambientais. O grupo também considerou importante a aproximação com o Diálogo do Uso do Solo, pela similaridade dos temas tratados no Fórum.

A próxima reunião será em novembro, na sede da Celulose Irani, em Vargem Bonita (SC), e será realizada juntamente com um seminário que abordará o tema do “Planejamento de Propriedades e Paisagens Sustentáveis”.

Consulta pública FSC®

Considerada ação prioritária pelo Fórum, a contribuição ao processo de revisão dos novos padrões de manejo florestal FSC® foi conduzida por Fabíola Zerbini, moderadora do evento e representante do FSC Brasil na reunião.

A dinâmica contou com a apresentação do processo de construção dos padrões nacionais – histórico e momento atual; apresentação dos documentos finais e das regras do processo de consulta. Os participantes da reunião selecionaram as seguintes áreas de interesse para discussão: Serviços Ecossistêmicos; Altos Valores de Conservação (AVC) e Paisagens Florestais Intactas (IFL); Uso de pesticidas, fertilizantes e manejo integrado de pragas; e Restauração de Impactos. Estes temas foram tratados em grupos e as contribuições foram apresentadas, debatidas e encaminhadas em plenária.

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina agradece imensamente à Embrapa Florestas e ao FSC Brasil pelo apoio e parceria na realização desta reunião.

Participe do Fórum!

Você é representante de empresa do setor florestal, de organização ambientalista ou movimento social com atuação no Paraná e Santa Catarina e tem interesse em participar do Fórum? Entre em contato com  a secretaria executiva para mais informações: Marcos A. Danieli – [email protected].

As reuniões do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal e organizações ambientalistas.