Fórum RS faz visita de campo e planeja atividades para 2013

por | dez 10, 2012 | Fórum Florestal do Rio Grande do Sul

O Fórum Rio Grande do Sul realizou a última reunião do ano no dia 29 de novembro de 2012, em São Gabriel, Fronteira Oeste do Estado, região onde investidores deram impulso à atividade de silvicultura em anos recentes. No encontro, além de abordar temas como o controle da dispersão do pinus, a aplicação pelo Estado de medidas compensatórias decorrentes de empreendimentos econômicos e projetar ações de 2013, o grupo conheceu o projeto e visitou uma fazenda da empresa Granflor.

Um dos temas principais em 2012, a dispersão sem controle do pinus continuará na pauta do Fórum RS no próximo ano, assim como a aplicação das medidas compensatórias. Sobre este tema, apesar de haver R$ 72 milhões em processos abertos pelo Estado para cobrança de medidas compensatórias e aplicar os recursos no sistema de proteção ambiental, a situação é precária. Segundo dados do órgão licenciador, 60% das 22 Unidades de Conservação do RS estão pendentes de regularização fundiária, 15 delas não têm setor administrativo, faltam guarda-parques e técnicos, infraestrutura e plano de manejo.

A dispersão de pinus em propriedades no entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, situado nos municípios de Mostardas e Tavares, também foi tema de reflexão. Existem 20,2 mil hectares de silvicultura naquela região, sendo 38% fruto de dispersão. Os bosques formados por sementes dispersas são utilizados pelos moradores como fonte de renda extra alternativa, apesar dos impactos ambientais. Existe um plano de erradicação do pinus na região, mas há necessidade de discutir mais o assunto, principalmente em relação aos prazos para retirada das árvores, à capacidade técnica dos pequenos produtores de se licenciarem e aos impactos no mercado.

Na cidade de São Gabriel fica um dos escritórios da Granflor Empreendimentos Florestais. A empresa mostrou que seu projeto no Rio Grande do Sul já dispõe de quase 20 mil hectares de florestas plantadas, com aproveitamento de 57% da área das propriedades. Os primeiros plantios foram feitos em 2006 e manejados com podas e desbastes, conduzindo as árvores à produção de lenha para energia e toras para pallets. Em uma das fazendas da Granflor, os integrantes do Fórum visitaram áreas manejadas e acompanharam os trabalhos de um harvester (colheitadeira florestal).

Do encontro, ainda foi formado o grupo de Coordenação Executiva do Fórum RS, para definir os eixos centrais da iniciativa e preparar as ações de 2013. O primeiro encontro do próximo ano deverá ser um seminário no qual empresas florestais apresentarão os resultados dos monitoramentos ambientais realizados nas suas áreas das plantações.

Participaram da reunião em São Gabriel representantes das empresas CMPC Celulose Riograndense, Vida/CMPC, Terras Verdes Florestadora, Granflor, Stora Enso, além da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Parque Nacional Lagoa do Peixe/Instituto Chico Mendes e Instituto Augusto Carneiro.