Fórum SP inicia o monitoramento das Diretrizes Socioambientais

por | nov 16, 2014 | Fórum Florestal Paulista

O Fórum Florestal de São Paulo se reuniu no dia 22 de outubro, no auditório da UMAPAZ, Parque Ibirapuera, São Paulo para iniciar o monitoramento, avaliação e atualização das Diretrizes Socioambientais de Relacionamento com as Comunidades do Entorno e de Fomento Florestal, aprovadas em 2012 pela plenária e deu continuidade a outros assuntos como o Plano de Manejo da APA Botucatu.

Iniciando o encontro, Onara Oliveira de Lima (Fibria) fez uma apresentação sobre o trabalho da empresa para definição e estabelecimento das Áreas de Alto Valor para Conservação (AAVC). A apresentação levantou a necessidade das instituições contribuírem para o processo de criação dos padrões e metodologia nacionais que está em fase de planejamento pelo Proforest.

Iniciando o diálogo sobre o tema principal do encontro, o Prof. Dr. Carlos Beduschi (PROCAM-USP) proferiu uma excelente palestra sobre “Responsabilidade socioambiental nos territórios de atuação das empresas florestais”. Com uma visão ampla sobre a questão, o palestrante levantou importantes questionamentos e contribuiu para o enriquecimento do diálogo sobre as bases de atuação das empresas nesta área de conhecimento.

Dando continuidade ao tema, Fabíola Zerbini, do FSC-Brasil, fez uma apresentação da correspondência das diretrizes com os padrões do FSC. Fabíola ressaltou a complementariedade das Diretrizes de Fomento Florestal, tema pouco trabalhado pela certificação, e reforçou a importância das Diretrizes de Relacionamento com as Comunidades do Entorno que, apesar de terem sobreposição com os padrões FSC, são mais um mecanismo indutor para que as empresas trabalhem ainda mais sua atuação positiva na área socioambiental. Além disso, o ambiente do fórum favorece a análise do tema sob outro ponto de vista, com uma relação direta empresas-OSCs, em um contexto diferente do FSC. Para continuar o assunto, no próximo encontro as empresas farão a apresentação sobre a aplicação das diretrizes e o fórum iniciará a atualização das mesmas.

Outro assunto em pauta foram às questões que envolvem o plantio de transgênicos e uso de agrotóxicos na APA Botucatu. O fórum reafirmou seu apoio à criação e trabalho do Grupo Técnico que irá discutir e trazer mais informações para a tomada de decisão sobre as regras do Plano de Manejo da referida Unidade de Conservação (UC). Associado a este assunto, o Presidente da Florestar, Estevão Braga, se manifesta em relação à possibilidade de divergência jurídica entre leis e as leis estaduais que tratam deste assunto e de outros. Após discussão e troca de informações, ficou claro que este tema merece atenção do fórum e deve continuar em pauta, sendo o próximo passo, uma apresentação das empresas florestais sobre o uso de agrotóxicos no território da UC na próxima reunião do Conselho Gestor da APA Botucatu dia 12 de dezembro de 2014.

O encontro contou com a participação de 07 representantes de organizações da sociedade civil; 08 das empresas florestais; 4 organizações da sociedade civil ligadas as empresas florestais e 01 convidado.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.