GLF Amazônia: conferência internacional discute o manejo florestal sustentável

set 19, 2021 | Notícias

GLF

Os caminhos para o manejo florestal sustentável serão debatidos em uma das sessões técnicas do Global Landscapes  Forum – Amazônia, conferência digital que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro. O evento internacional, que reúne mais de 200 palestrantes em mais 40 sessões técnicas e plenárias, oficinas e atividades culturais, chama a sociedade para refletir sobre o papel da Amazônia e propor soluções para o enfretamento da crise climática global. E o manejo florestal na região está no centro desse debate. 

Especialistas, representantes de empresas e lideranças comunitárias e indígenas vão dialogar sobre os principais caminhos para alavancar o manejo florestal sustentável na Amazônia na sessão que acontecerá no dia 21/09, de 13h30 às 15h (horário local) organizado pelo Diálogo Florestal, Fórum Florestal da Amazônia e Embrapa Amazônia Oriental. 

O pesquisador Milton Kanashiro, da Embrapa Amazônia Oriental, uma das instituições coordenadoras da sessão técnica, ressalta que o fio condutor do debate é o Fórum Florestal para a Amazônia Legal, iniciativa que reúne 75 organizações brasileiras, e a Agenda Positiva para o Manejo Florestal Sustentável. “Os participantes vão conduzir um debate sobre os principais elementos para o presente e futuro do manejo florestal sustentável na região com as experiências e vozes das comunidades, empresas e instituições”, complementa Kanashiro. 

Espaço de participação social

O Fórum Florestal tem como missão promover a governança e construção coletiva de soluções inclusivas para o desenvolvimento sustentável e o bem-viver na região. Ele resulta de ações no âmbito do Diálogo Florestal, iniciativa que conta com mais de 170 integrantes em seis Fóruns regionais. “Nosso objetivo é criar espaços com ampla participação social que busquem soluções para os problemas locais e globais, em especial os relacionados à produção florestal e à ampliação da escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente”, explica Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal, grupo que também coordena a sessão temática.

Soluções coletivas

Processos de governança florestal, manejo florestal comunitário, diversificação de produtos florestais não-madeireiros, metodologias de manejo florestal, concessões florestais e manejo em áreas privadas estão entre os temas que serão debatidos pelos sete participantes da sessão. “É urgente a necessidade de promovermos a legalidade da produção florestal em todas as modalidades, como áreas privadas, concessões e em comunidades, buscando o fortalecimento das instituições governamentais e o apoio da sociedade”, destaca Milton Kanashiro.   

Outro ponto destacado na sessão é a participação ampla das partes interessadas na construção de caminhos para o manejo florestal e a agregação de valor aos produtos florestais como ponto central para a conservação na Amazônia. “Vemos a co-criação de soluções para ampliar e diversificar a oferta sustentável de produtos madeireiros e não-madeireiros em comunidades como uma importante alternativa de conservação da floresta”, completa Fernanda Rodrigues. 

A sessão temática tem a participação de Margarida Silva, líder da comunidade do Arimun, da Reserva Extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz (PA) e integrante da Rede Mulher Florestal; Alisson Castilho, técnico do Instituto Internacional de Educação do Brasil e secretário executivo do Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar; Lucas Mazzei, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental; Daniel Bentes, Associação das Concessionárias Florestais – Confloresta; Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, Movimento da Juventude Indígena de Rondônia; Milton Kanashiro, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental; e Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal da Amazônia. Conheça a programação completa:

Serviço:

Inscreva-se no Global Landscapes Forum Amazonia para participar das sessões.

Sessão técnica Caminhos possíveis para o manejo florestal sustentável na Amazônia.

Data: 21 de setembro
Horário: das 13h30 às 15h00 (horário de Brasília)
Proponentes: Milton Kanashiro, Embrapa Amazônia Oriental & Fernanda Rodrigues, Fórum Florestal da Amazônia, Diálogo Florestal.

Programação:

13h30 – 13h45 Boas-vindas: Milton Kanashiro e Fernanda Rodrigues. 
13h45 – 13h55: Desafios para participação social em processos de governança florestal.  Maria Margarida Ribeiro da Silva, Comunitária do Arimun, Resex Verde Para Sempre, Porto de Moz-PA, Rede Mulher Florestal.
13h55 – 14h05: “Diversificação e aumento da produção sob manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia”. Alison Castilho, Biólogo, IEB e Observatório do Manejo Flor. Comunitário e Familiar, Belém-PA
14h05 – 14h15: Manejo por espécies: Uma estratégia sustentável? Lucas Mazzei, Eng. Florestal, Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA
14h15 – 14h25: “Manejo florestal madeireiro em áreas privadas e concessões florestais: desafios para aumento da produção legal. Daniel Bentes, Eng. Ambiental, Assoc. Concessionarias Florestais – Confloresta, Belém-PA
14h25 – 14h35: Povos indígenas e manejo florestal. Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, Movimento da Juventude Indígena de Rondônia
14h35 – 15h00: Sessão de perguntas e respostas

Autora: Ana Laura Lima, editado e revisado por Fernanda Rodrigues.