Guia Diálogo do Uso do Solo terá versões em Português e Espanhol

abr 14, 2021 | LUD, Notícias

Guia LUD

Documento apresenta os princípios e processos que orientam lideranças na promoção de paisagens sustentáveis em diferentes partes do mundo.

O Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue – TFD) em parceria com o Diálogo Florestal do Brasil e Diálogo Florestal do Chile lança no dia 22 de abril as versões em Português e Espanhol do Guia Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue). O lançamento será marcado por um webinar no Canal do YouTube do Diálogo Florestal do Brasil, das 10h às 11h, durante o qual serão compartilhados os principais elementos da metodologia LUD e como o guia pode ajudar a trabalhar as soluções através de uma visão da paisagem.

O evento contará com apresentações das co-líderes do TFD, Ivone Namikawa (Klabin S.A., membro do Conselho do Diálogo Florestal do Brasil) e Milagre Nuvunga (Fundação Micaia de Moçambique), Mario Ribas (Comitê Executivo do Diálogo Florestal do Chile e Presidente do FSC Chile), Francisco Rodriguez (CMPC Chile e membro do conselho diretivo do TFD), Nathália Granato Loures (Ibá), Fernanda Rodrigues (Diálogo Florestal do Brasil e membro do conselho diretivo do TFD) além de Olga Verdugo, secretária executiva do Diálogo Florestal do Chile.

Resultado das experiências de organizações parceiras e de pessoas que apoiam, mundialmente, e integram a iniciativa Diálogo do Uso do Solo, a publicação apresenta as práticas recomendadas e as lições aprendidas nos contextos da paisagem. A versão em inglês elaborada pelo TFD em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) foi lançada recentemente e já está disponível no site do TFD. A tradução para o português e espanhol contaram com o apoio da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores e CMPC Chile, respectivamente.

Na avaliação da secretária-executiva do Diálogo Florestal e líder da iniciativa LUD no âmbito do TFD, Fernanda Rodrigues, o Diálogo vem exercendo um papel fundamental na construção do debate em torno das paisagens e, para isso, o trabalho do Diálogo do Uso do Solo tem um papel primordial. “Este método foi desenvolvido para permitir a construção de uma visão da paisagem compartilhada entre as partes interessadas. Em um ambiente de confiança e respeito mútuo, os participantes identificam como as prioridades e desafios dos diferentes setores se conectam, e como os interessados podem atuar de maneira colaborativa. Também objetiva levantar os pontos de ruptura, isso é, os conflitos existentes. É considerado um mecanismo para inclusão daqueles que raramente têm oportunidade de influenciar decisões em nível de paisagem, como as comunidades, auxiliando acordos e soluções que as beneficiem em um ambiente seguro de construção”, explica.

No Brasil, a organização elaborou um plano para a realização de Diálogos do Uso do Solo em várias regiões do país até 2022. São sete edições previstas, já tendo sido realizado diálogos de escopo na Bahia e no âmbito de Centro de Endemismo Belém.

 
Serviço

Lançamento Guia Diálogo do Uso do Solo – versões Português e Espanhol
Dia: 22 de abril
Horário: das 10h às 11h (Brasília GTM -03)
Transmissão: youtube.com/dialogoflorestal