Iniciativa “Fogo e Florestas” será realizada pelo Diálogo Florestal Internacional com participação do Brasil

dez 23, 2021 | Notícias

Fogo e Florestas

À medida que vemos ocorrências de incêndios florestais e aumento da gravidade em todo o mundo, é necessário compreender a mudança na dinâmica do fogo e aprender com os desafios e estratégias de sucesso em todo o mundo. Esses incêndios afetam gravemente a vida, a economia e os serviços ecossistêmicos das florestas. A mudança na dinâmica do fogo tem múltiplos fatores, incluindo decisões e políticas de uso da terra, mudanças demográficas e abordagens de gestão do uso e aumento das condições propensas a incêndios causadas pelas mudanças climáticas, incluindo temperaturas mais altas, menos precipitação e períodos mais longos de seca. Os gastos com supressão de incêndios florestais estão aumentando dramaticamente em muitos lugares, mas não conseguem acompanhar os incêndios extremos. O impacto social de incêndios extremos é sentido em todo o mundo, incluindo comunidades indígenas e dependentes da floresta, setores florestais e de turismo e muito mais. No entanto, muitas partes interessadas que são impactadas pelo fogo ou contribuem para incêndios em grande escala raramente estão engajadas no manejo do fogo.

 

A estratégia de mesas redondas

O Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue – TFD) dará início a uma série de diálogos virtuais em mesa redonda específicos em diferentes regiões com o objetivo de reunir experiências, conhecimentos e interesses para compreender a mudança na dinâmica do fogo e abordagens potenciais para lidar com os riscos crescentes de incêndio em todo o mundo. As mesas redondas, a serem realizadas no sudeste da Ásia, Austrália, América do Sul e Estados Unidos, são projetadas para promover o intercâmbio de aprendizados e colaboração dentro e entre regiões e países por meio do diálogo em torno de um conjunto compartilhado de questões centrais, explorando temas específicos da região e sintetizando aprendizados básicos em mesas redondas. As questões centrais incluem:

  • Desafios principais – Quais são os maiores desafios relacionados ao fogo? Quais têm a maior prioridade entre as várias partes interessadas?
  • Engajamento das partes interessadas – Quais partes interessadas são normalmente excluídas dos espaços de aprendizagem e tomada de decisão relacionados ao fogo? Como eles podem ser incluídos daqui para frente?
  • Mudanças Climáticas – Como as mudanças climáticas estão impactando a dinâmica do fogo na região e como podemos antecipar essa mudança no futuro? O que esperamos das mudanças climáticas?
  • Boas práticas – Quais são as estratégias de sucesso para enfrentar os incêndios florestais com as quais o mundo pode aprender?
  • Ação motriz – Como podemos melhor compartilhar as responsabilidades do gerenciamento de incêndio? Existem abordagens combinadas para que o governo, o setor privado, a academia e as comunidades locais contribuam e trabalhem juntos?

Os resultados dos diálogos da mesa redonda irão alimentar um relatório de síntese a ser representado no Fórum de Incêndios durante o Congresso Florestal Mundial (WFC) em maio de 2022.

 

Participação Brasileira

O Diálogo Florestal é uma das organizações anfitriãs desta iniciativa. Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal também integra o Steering Committee do TFD ao lado de Ivone Namikawa (Klabin e conselho de coordenação do Diálogo Florestal, co-líder do TFD) e do Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. (Ibá).

Serão realizadas duas mesas redondas no Brasil, uma para a Amazônia e outra para entender a dinâmica do fogo no contexto das plantações de árvores. A data prevista para realização é entre os meses de fevereiro e abril de 2022. Organizações interessadas em integrar as mesas redondas podem escrever para [email protected].

Os anfitriões da mesa redonda incluem: RECOFTC, Diálogo Forestal do Chile, Diálogo Florestal do Brasil, Universidade Nacional Australiana, Escola de Ecossistemas e Ciências Florestais da Universidade de Melbourne além de consultor de gerenciamento de incêndios da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Sobre o TFD

O Diálogo Florestal Internacional (TFD) foi criado em 2000 para fornecer aos líderes internacionais do setor florestal uma plataforma e um processo contínuo de diálogo com várias partes interessadas focado no desenvolvimento de confiança mútua, entendimento compartilhado e soluções colaborativas para os desafios de alcançar manejo florestal sustentável e conservação florestal em todo o mundo. Por meio de um processo de diálogo estruturado de “Engajar, Explorar e Mudar”, o TFD facilitou com sucesso os diálogos das partes interessadas sobre várias questões contenciosas relacionadas às florestas nos últimos 20 anos. Para conhecer o modelo de trabalho do TFD acesse este link.

Autora: Fernanda Rodrigues.