Iniciativa NGP realiza visita para discutir plantações em áreas de campos nativos. Diálogo Florestal participou.

por | dez 1, 2015 | Notícias

O Diálogo Florestal participou, no inicio de novembro de 2015, da saída de estudos da New Negeration Plantation (NGP) sobre as plantações em campos nativos, na Argentina e Uruguai. A participação se deu através de Káthia Vasconcelos Monteiro, do Instituto Augusto Carneiro, secretária executiva do Fórum Florestal Gaúcho.

A plataforma NGP é um espaço para aprender como melhorar o manejo de plantações, por meio de experiências reais e influenciar os outros a seguir bons exemplos. A NGP é uma iniciativa do WWF Internacional e reúne empresas florestais líderes e alguns órgãos governamentais que controlam e regulam plantações.

A NGP realiza saídas de estudos em vários países. No inicio de novembro de 2015 foi realizada uma saída de estudos sobre as plantações em campos nativos na Argentin a e Uruguai.

O Evento contou com cerca de 50 pessoas de 12 países, ligadas ao WWF, empresas, governos e academia.

A sessão de abertura aconteceu em Buenos Aires. Na ocasião foi apresentado painel sobre Plantações em Campos Nativos onde a Masisa, Arauco, UPM e Mondi apresentaram suas atividades.

Nos dias seguintes foram realizadas duas visitas de campo, a primeira aos  plantios e fábrica da MASISA, em Entre Rios, na Argentina e a segunda à UPM Forestal Oriental, em Paysandú, no Uruguai.

Foi uma semana intensa de aprendizado, especialmente sobre a importância e biodiversidade dos Campos Nativos. Para se ter uma ideia da diversidade, nas pastagens do Uruguai podem ser encontradas cerca de 200 espécies de plantas por hectare – mais do que em algumas florestas temperadas.

Káthia divide uma reflexão feita por David Lindley do  WWF Internacional/ Africa do Sul (tradução livre): “Dirigindo para o sul pela Argentina no sentido de Buenos Aires, é bom refletir sobre a rapidez com que 40 pessoas de 12 países foram capazes de trabalhar em conjunto e começar a entender uma vasta gama de questões. Lembro-me que tentar chegar a uma resposta definitiva para muitos desafios sociais e ambientais não é o mais importante. Trabalharmos juntos, para desenvolver uma maior compreensão e confiança, isso é realmente essencial. Em face das alterações climáticas, perda de biodiversidade e as demandas de mudança a nível mundial para produtos de plantações, qualquer resposta definitiva rapidamente precisa ser revista.”

O próximo evento será realizado no Brasil de 01 a 05 de março em São Paulo, com o tema Intensificação Florestal.