Instituto Ethos apoia as propostas de consenso do Diálogo Florestal para o Código Florestal. Documento é entregue à Palocci e Marco Maia

por | maio 2, 2011 | Notícias

São Paulo, 2 de maio de 2011 – O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social anunciou nesta segunda-feira seu apoio à proposta de consenso para 16 pontos específicos do Código Florestal Brasileiro, elaborado pelo Diálogo Florestal – iniciativa que reúne empresas de base florestal e organizações socioambientais. O documento tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e a modernização da legislação vigente, buscando a compatibilização entre a produção rural e a proteção ambiental e efetividade.

Em audiências, o documento foi entregue em mãos ao Ministro Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Além de apoiar a proposta, o Instituto Ethos mobilizou seus associados, promovendo a adesão de empresas de diversos setores à iniciativa. “O Código Florestal é o marco legal necessário e adequado para, por meio da busca desse equilíbrio, adaptar o País à realidade das mudanças climáticas e contribuir para a construção de uma economia inclusiva, verde e responsável. As propostas do Diálogo Florestal apontam para essa direção e, por isso, decidimos endossar essa importante iniciativa”, afirma Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

Segundo Jose Luciano Penido, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), a proposta do Diálogo Florestal contempla a visão de desenvolvimento das empresas de base florestal, com planos de expansão no país, e a preocupação legítima das organizações socioambientais com a preservação do meio ambiente e da agricultura familiar. “O apoio do Instituto Ethos mostra que construímos uma alternativa viável e reforça a amplitude das propostas, mostrando que extrapolam o setor de base florestal, beneficiando toda a sociedade”, comenta.

Para Beto Mesquita, diretor do Instituto BioAtlântica e membro do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, “o perfil dos associados do Ethos que aderiram às propostas mostra a importância do assunto para a sociedade. Não são apenas as empresas do agronegócio e os ambientalistas que estão preocupados com o novo Código Florestal. Afinal, trata-se de uma legislação que afeta todas as áreas da economia brasileira”.

As 16 propostas de consenso para o Código Florestal tratam de questões como incentivos econômicos para recuperação de áreas, mudanças climáticas, valorização do carbono florestal, pagamento por serviços ambientais, negócios sustentáveis, entre outros temas. Destaca, também, que o país precisa de uma legislação florestal “forte, com robustez científica e respaldada por políticas públicas inovadoras e instituições comprometidas com a proteção e ampliação da cobertura florestal brasileira.”

A proposta de consenso do Diálogo Florestal, lançada no dia 24 de março foi apresentada a parlamentares, como os integrantes da Câmara conciliatória do Código Florestal na Câmara dos Deputados; a representantes do poder Executivo envolvidos na discussão do tema e entidades do setor produtivo.

Empresas mobilizadas pelo Instituto Ethos que aderiram à proposta de consenso do Diálogo Florestal para o Código Florestal

Agropalma
Alcoa
Alfredo A. Possebon Filho & Cia Ltda.
Amata S.A.
Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S.A.
Café Faraó Ltda.
Corpore BR – Gestão de Ativos Imobiliários
EBCF – Empresa Brasileira de Conservação de Florestas
ecosSISTEMAS Inteligência para Sustentabilidade
Embaré Indústrias Alimentícias S.A.
Firmenich & Cia Ltda.
Giral Viveiro de Projetos
Grupo Centroflora (Anidro do Brasil Extrações Ltda.)
Imagens Educação/Conteúdo e Forma Produções Culturais Ltda.
Instituto Akatu
Moraes Leme Consultoria Empresarial
MUDA Práticas Sustentáveis
Natura Cosméticos S.A.
Natureza em Foco – Produtora Multimídia
PRVS Corretora de Seguros S/S Ltda.
Quatre Recursos Humanos
Sama S.A. Minerações Associadas
Scalare Consultoria em Logística Ltda.
Sol Meliá Hotels & Resorts
TerraSistemas Brasil Análise de Sistema Ltda.
Yázigi

Porta-vozes para entrevistas:

Jorge Abrahão
Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Contato: Cristina Spera, cspera@ethos.org.br, (11) 3897-2444 / 8895-5740

Jose Luciano Penido
Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa)

Elizabeth de Carvalhaes
Presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa)
Contatos:
Thaís Mattos, thais@bracelpa.org.br, (11) 3018-7829 / 7138-7675
Silvia Maiolino, silvia@bracelpa.org.br, (11) 3018-7803 / 7540-7594

Beto Mesquita
Diretor do Instituto BioAtlântica (IBio) e membro do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal
Contato: Thadeu Melo, thadeu@bioatlantica.org.br, (21) 2535-3940 / 9464-5038

Raul do Valle
Coordenador Adjunto Instituto Socioambiental (ISA)
Contato: Oswaldo Braga oswaldo@socioambiental.org, (61) 3035-5104 / 9103-2127

Ana Cristina Barros
Representante da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil
Contato: Luiz Soares, luiz@lead.com.br, (11) 3168-1412 / 8752-4637