Lançados editais para monitoramento da cobertura vegetal no Extremo Sul da Bahia

por | mar 25, 2014 | Fórum Florestal da Bahia

Para estudar a dinâmica histórica de uso e ocupação do solo, identificar fisionomias dos remanescentes florestais e seus estágios sucessivos, além de produzir conhecimentos para conservação da Mata Atlântica, as empresas do Fórum Florestal baiano — Fibria, Suzano e Veracel — publicaram editais para Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal em suas áreas de influência no Sul e Extremo Sul da Bahia.

A demanda surgiu em 2009 no Fórum Florestal, dada a inexistência de informações adequadas sobre a evolução temporal da cobertura vegetal, o que dificultava o planejamento do território. Nos anos seguintes a Veracel financiou o primeiro estudo nos municípios de sua área de influência, trabalho já finalizado e publicado em junho de 2012 (disponível em https://drive.google.com/folderview?id=0B4Wg6Zs0b74Qc1pUNXNNS3dLT2s&usp=sharing).

Neste ano, enquanto a Veracel selecionará propostas para atualização do trabalho anterior, Fibria e Suzano financiarão a ampliação do território de estudo para todo o Extremo Sul da Bahia. No escopo do monitoramento estão também as dinâmicas de desflorestamento, regeneração natural e reflorestamento de áreas degradadas, as dinâmicas de ocupação e uso econômico do solo, a identificação de áreas prioritárias para restauração, o estoque de biomassa e carbono, além do atendimento a marcos legais e exigências de certificação.

O resultado mais esperado do monitoramento é o conhecimento dos diferentes tipos de vegetação e uso do solo na região, propiciando condições adequadas para planejamento de ações de conservação, licenciamento, fiscalização e restauração florestal, além de consolidação de corredores ecológicos e Planos Municipais de Mata Atlântica.

Estão habilitadas para participar deste edital organizações sem fins lucrativos, universidades, ou consórcios estabelecidos entre estas. Os consórcios poderão incluir empresas, desde que a liderança do consórcio não seja exercida pela mesma. Os candidatos deverão demonstrar experiência anterior de atuação na região e conhecimento da mesma, principalmente no que se refere às fisionomias da vegetação e à dinâmica do uso do solo regional, além de metodologia de trabalho compatível com a utilizada no trabalho anterior na área de influência da Veracel . Os trabalhos deverão também contemplar oportunidades de atuação profissional, capacitação e transferência de conhecimento para agentes e organizações locais.

As propostas devem ser encaminhadas até 17 horas do dia 14 de abril de 2014, por meio de mensagem eletrônica para o endereço eletrônico forumflorestalba@gmail.com .

Os interessados poderão ter acesso aos dois editais através dos seguintes links: https://drive.google.com/file/d/0B4Wg6Zs0b74QeU1pUFRPX0g3ODg/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B4Wg6Zs0b74QNENFVVMyRGt5a1U/edit?usp=sharing

QUESTÕES E RESPOSTAS:

1- Em relação ao consórcio, o mesmo deve estar constituído ou apenas devemos sinalizar, indicar, os possíveis parceiros do referido  consórcio?

Resp.: Não há necessidade de se constituir legalmente um consórcio, como pessoa jurídica diferenciada. O consórcio deve, entretanto, indicar claramente todos os membros dele participantes, além da organização líder. Adicionalmente, para o processo de seleção, todas as organizações do consórcio deverão apresentar carta em que se explicita o compromisso com a realização efetiva e completa do trabalho.