Mesa redonda: fogo e plantações

mar 18, 2022 | Notícias

Nos dias 15 e 16 de março, aconteceu a mesa redonda liderada pelo The Forests Dialogue (TFD) sobre Fogo e Plantações Florestais e que no Brasil teve como organização anfitriã, o Diálogo Florestal. Durante dois dias, foram discutidos desafios, melhores práticas, como engajar partes interessadas que geralmente são excluídas do processo de tomada de decisão, além de pensados os próximos passos.

O evento propiciou a troca de experiências  e conhecimentos para entender as mudanças na dinâmica do fogo, relação com as mudanças climáticas e abordagens potenciais para lidar com os riscos crescentes de incêndio. A iniciativa também acontece em países do Sudeste Asiático e na Austrália. Na América do Sul, além do Brasil, o encontro também será realizado no Chile.  

Os aprendizados das mesas redondas serão incorporados ao Fórum Florestal de Incêndios do Congresso Florestal Mundial (WFC) em maio de 2022, em um evento paralelo do WFC organizado pelo The Forest Dialogue, além de integrar um relatório de síntese global. 

Entre os destaques do debate estão os desafios para articulação de parcerias efetivas e trabalhos colaborativos, falta de recursos para enfrentar os incêndios, ausência ou baixa efetividade de políticas públicas e o aumento de investimentos em ferramentas para detecção, monitoramento e respostas aos incêndios.

Foram trazidas também estratégias bem-sucedidas e que podem servir de exemplo para ações futuras. O resumo das discussões pode ser acessado aqui.

Leia mais – Mesa redonda: fogo no contexto da Amazônia

Autor: Diálogo Florestal