Oportunidades econômicas da restauração de florestas é tema da live da série ‘Diálogos Florestais’

ago 11, 2020 | Notícias

O segundo encontro da série “Diálogos Florestais” reúne nesta quarta-feira, 12, um time de especialistas para debater as oportunidades econômicas da restauração de florestas. A partir das 16h no Canal do YouTube do Diálogo Florestal, a secretária executiva da organização Fernanda Rodrigues, irá mediar a discussão entre Annelise Vendramini, pesquisadora da FGV São Paulo, Ivone Namikawa, relações institucionais da Klabin S.A. e Miguel Calmon, consultor sênior do WRI Brasil.

A partir de diferentes olhares e vivências, a ideia é promover a discussão em torno de um tema que é uma das linhas prioritárias de ação do Diálogo Florestal e uma necessidade para quem se interessa pela restauração de florestas: os aspectos econômicos envolvidos”, afirma a secretária executiva.

De acordo com Fernanda, a discussão estará centrada em torno de pontos-chave ligados ao tema. “Um debate necessário, por exemplo, é entender como aliar a conservação da biodiversidade e o uso econômico nos processos de restauração florestal. Além disso, vamos conversar sobre restauração de paisagens como um ativo econômico dentro e fora dos limites da propriedade, e os principais avanços para a valoração e o pagamento de serviços ecossistêmicos se tornar uma prática no Brasil”, destaca.

Também estarão em pauta as condições necessárias para direcionar recursos financeiros privados para o desenvolvimento sustentável e os riscos financeiros associados à degradação do capital natural em cadeias de valor agrícolas.

As lives estão programadas para acontecer a 15 dias. No primeiro encontro, realizado no final de julho e que está disponível no YouTube, o tema foi ‘Do conflito ao diálogo: o setor florestal e a sociedade’. Os próximos eventos irão focar em paisagem: um conceito para além das florestas; construção do diálogo no contexto do Centro de Endemismo Belém; COVID 19, pessoas e as florestas; além das celebrações no contexto dos 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil.

Para acompanhar, acesse o Canal do Youtube do Diálogo Florestal. As lives acontecerão sempre as quartas-feiras, a cada 15 dias, das 16h00 às 17h30. Inscreva-se aqui para receber mais informações sobre a programação.

Conheça os convidados

Annelise Vendramini, pesquisadora sênior e coordenadora de projetos em finanças para a sustentabilidade no Centro de Estudos associado à Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. É mestre e doutora em Administração de Empresas.

Ivone Namikawa, responsável pelas relações institucionais da Klabin S.A. no engajamento com diferentes organizações, membro do Conselho do Diálogo Florestal Nacional e dos Fóruns de Diálogo PR/SC e SP. É co-líder do Steering Committee do The Forests Dialogue além de diretora do FSC Internacional, representando a Câmara Econômica Sul.

Miguel Calmon, consultor sênior do WRI Brasil. Calmon teve a experiência como gerente do Programa Global de Florestas e Clima da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), além de ter sido coordenador assessor de Estratégias de Conservação e gerente da Unidade de Segurança Alimentar na América Latina na The Nature Conservancy (TNC). Foi também coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Serviço

Série de lives “Diálogos Florestais”
Oportunidades econômicas da restauração de florestas
Data: quarta-feira, 12/08
Horário: 16h
Transmissão: Canal do Youtube do Diálogo Florestal.