Planejando paisagens sustentáveis na Bahia: confira o resumo das colideranças

dez 22, 2022 | Fórum Florestal da Bahia, LUD, Notícias

Está disponível para consulta o resumo das colideranças da etapa Diálogo de Campo do Diálogo do Uso do Solo realizada no entorno do Parque Nacional do Pau Brasil e a Estação Veracel. O evento realizado em agosto reuniu representantes do setor produtivo, organizações da sociedade civil, governos, comunidades, instituições de ensino e pesquisa e povos indígenas.

A paisagem escolhida para o Diálogo do Uso do Solo na Bahia compreende a Zona de Amortecimento (ZA) do Parque Nacional do Pau Brasil, uma área de 71.205 hectares, que juntamente com a Estação Veracel e seu entorno, abrangem uma área de importância chave para a conectividade de grandes remanescentes florestais de Mata Atlântica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, dentre os quais o Parque Nacional do Pau Brasil (19.027 ha), a RPPN Estação Veracel (6.069 ha) e outras RPPNs, além das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais de propriedades rurais.

Durante o encontro, foram visitadas áreas relevantes na região, principalmente para tentar entender como as organizações que participam podem colaborar para o enfrentamento dos desafios mapeados. Os diálogos aconteceram em uma propriedade rural da região (Sr. Ademar), na Associação dos Produtores Rurais Unidos Venceremos – APRUNVE, na empresa Symbiosis e finalizou na Estação Veracel.

Na sessão final do Diálogo de Campo, os participantes construíram uma visão compartilhada da paisagem para o horizonte de dez anos, definiram ações prioritárias, mapearam fontes de financiamento e compartilharam ações a serem realizadas para implementação da visão construída.

Acesse a íntegra do documento.

 

Autora: Juliane Ferreira