Programa Ecológico de Longa Duração no Rio Doce é debatido pelo Fórum Florestal Mineiro

dez 2, 2020 | Fórum Florestal Mineiro, Notícias

Integrantes do Fórum Florestal Mineiro se reuniram no último dia 11 de novembro para discutir uma proposta de atualização do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) realizado na bacia do rio Doce, em Minas Gerais, tendo o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) como área-foco.

Coordenado pela professora Sonia Ribeiro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o programa já realizou diversas pesquisas de diagnóstico que culminaram na construção de dinâmicas para conhecer os problemas socioambientais enfrentados na região, bem como apontar soluções e possíveis fontes de recurso para construir os cenários futuros almejados pela comunidade do entorno do Parque. Entre os resultados apontados pelas pesquisas, ficou evidante que temas como água, produção e turismo estão apontados como ansesios pelos envolvidos. Além disso, “a maioria das pessoas que vive no entorno do parque não se sente parte dele, muito pelo contrário o vê como incógnita e o considera um empecilho para o desenvolvimento econômico da região“, aponta Sonia.

Diante dos resultados apresentados, os integrantes do Fórum Mineiro expressaram interesse em se aproximar do Programa e identificaram que o próximo passo é estabelecer cenários de governança do projeto e apontar a responsabilidade de cada parceiro para alcançar futuro almejado, tendo em vista que as atividades econômicas devem ser conciliadas com a conservação ambiental e o fortalecimento da Unidade de Conservação. Fernanda Rodrigues, Secretária Executiva do Diálogo Florestal Nacional, também apontou a possibilidade de realizar um capítulo Dialogo do Uso do Solo (sigla em inglês LUD – Land Use Dialogue) na região do Rio Doce.

Como encaminhamento do encontro foi decidido que o Fórum Florestal Mineiro em conjunto com a professora Sônia Ribeiro elaborarão um documento apontando quais serão os passos para realização do projeto LUD na região do Rio Doce.

Autora: Carolina Schaffer.