Projetos para créditos de carbono são discutidos no Fórum Florestal BA

por | jan 9, 2010 | Fórum Florestal da Bahia

O 4º Encontro com Produtores Florestais da Veracel, realizado em Porto Seguro no dia 18 de dezembro de 2009, contou com a presença de mais de 100 proprietários rurais do Extremo Sul da Bahia. A convite da Veracel, a secretaria executiva apresentou os princípios e objetivos do Fórum Florestal, além das dez diretrizes do acordo sobre fomento florestal construído no Fórum baiano.

O Fórum Florestal levou ao conhecimento dos produtores presentes a oportunidade de recuperação de áreas degradadas, especialmente Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, através de restauração florestal financiada por créditos de carbono. O projeto piloto é uma iniciativa de oito organizações do Fórum Florestal no Corredor Ecológico Monte Pascoal Pau Brasil, onde se situam 17 propriedades fomentadas da Veracel, nos municípios de Porto Seguro e Itabela.

A iniciativa, que prevê a recuperação de 1.000 hectares de matas nativas em 4 anos, encontra-se em processo de certificação pelo CCBA – Aliança para o Clima, Comunidade e Biodiversidade, na sigla em inglês. As organizações proponentes já contam com recursos da Kraft Foods e Natura para recuperação de 270 hectares de matas nativas, correspondentes à incorporação de 85.000 ton de CO2.

A oportunidade apresentada atende á décima diretriz do acordo sobre fomento florestal construído no Fórum Florestal baiano, que prevê a busca conjunta, por empresas e organizações ambientalistas, de mecanismos de incentivo para a recuperação de áreas degradadas em propriedades de produtores florestais fomentados.