Fórum Florestal da Bahia publica respostas às dúvidas sobre o edital de monitoramento do uso e cobertura do solo na Bahia

maio 3, 2022 | Fórum Florestal da Bahia, Notícias

O Fórum Florestal da Bahia prorrogou até às 17 horas do dia 06 de maio o prazo para envio das propostas por parte de empresas interessadas em realizar o projeto de monitoramento do uso e cobertura do solo. O Edital pode ser consultado aqui, bem como o ofício de prorrogação de prazo aqui.

Até dia 29 de abril foram recebidas dúvidas sobre o edital, que podem ser consultadas a seguir e neste link.

1. Houve aumento do número de municípios, sendo incluídos os municípios de Santa Luzia, Camacan, Pau Brasil, Potiranguá, Itarantim, Maiquinique, Encruzilhadas, Macarani e Itapetinga. Tais municípios ficarão fora da análise comparativa, ou espera-se que seja feito também o mapeamento para o ano 2018 dessa área? De forma a atender ao objetivo 3.2 para toda região?

Não é necessário fazer o mapeamento de 2018 para os municípios novos.

2. As imagens a serem utilizadas, podem ser Cybers (resolução de 4m) ou Sentinel-2 (resolução de 10m) que são gratuitas ou deve-se utilizar imagens Planet, conforme estudo anterior (esta possui custo a ser incluído no projeto)?

As imagens ficam a critério da prestadora de serviços. O custo das imagens deve ser incluído na proposta comercial. As imagens Cybers (resolução de 4m) ou Sentinel-2 (resolução de 10m) podem ser utilizadas, desde que seja mantida a escala de mapeamento.

3. Quando se menciona no item 3.2 “aplicar correções no mapeamento de uso e cobertura do solo realizado em 2018”, espera-se que sejam feitas avaliações sobre o mapeamento já realizado? Ou seja, devem ser realizadas correções do mapeamento de 2018 em que grau? No nosso entendimento, isso traz dificuldade, uma vez que todo a metodologia adotada deverá ser revista.

As correções em 2018 devem ser realizadas quando estas impactarem o resultado final, ou seja, alguma inconformidade de classificação que na análise temporal poderá gerar um resultado incoerente. Mas, não é objetivo rever toda classificação de 2008.

4. Qual a fonte de dados da hidrografia a ser utilizada? Embora ela esteja disponível no site para a região anterior, não possui a informação para os novos municípios.

Segundo o relatório técnico-metodológicos de APPs de 2018, item “4.1 Extração de Hidrografia” (disponível em https://forumflorestalbahia-worldresources.hub.arcgis.com/pages/relatorios), o mapeamento da hidrografia daquele ano foi realizado atráves de fotointerpretação. Sugere-se a o uso da mesma técnica ou de técnica compatível. Isso permitirá comparações de mudanças de áreas de APP por conta de mudanças naturais ou antrópicas nos cursos hídricos e massas d’agua.

5. A disponibilização dos resultados (como relatório e mapas) deverá ser realizada pela contratada ou será hospedado no mesmo local que o atual? Ou seja, devem ser fornecidos apenas os produtos e a atual empresa de hospedagem que disponibiliza as informações fará o upload dos documentos (ArcGIS Online – ERSI)?

A contratada deverá fornecer, além do especificado no item 5.7 do presente edital, a base de dados geoespacial completa (em formato shp, geopackage ou file geodatabase), tanto dos mapeamentos básicos utilizados (limites municipais, hidrografia, bacias hidrográficas, imagens, etc) quanto dos resutados (apps, uso e cobertura da terra, etc), bem como os mapas em PDF segundo o descrito no item 5.4 do presente edital. Destaca-se que este são requisitos mínimos deste item e que mapas de outros recortes territoriais (municipal, por exemplo), podem ser incluídos. De posse deste material, o Fórum Florestal da Bahia se encarregará de disponibilizá-los na plataforma de monitoramento disponível em http://monitoramento.forumflorestalbahia.com.br/.

6. Ainda nesse sentido, a plataforma digital atual (https://forumflorestalbahia-worldresources.hub.arcgis.com/) se manterá ativa ou será desenvolvida uma nova pela contratada?

A plataforma atual será mantida, desta forma a contratada não é responsável por atualizar a plataforma atual ou criar nova plataforma.

7. Quais são as partes interessadas que participarão das oficinas de capacitação?

Representantes dos membros do Fórum Florestal da Bahia.

8. O relatório referente ao trabalho realizado em 2018 não está disponível no site https://forumflorestalbahia-worldresources.hub.arcgis.com/. Poderia enviar o relatório, por favor?

Pedimos desculpas por dificuldades técnicas que tornaram os relatórios indisponíveis por algum período de tempo. Este erro já foi corrigido e todos os relatórios do mapeamento independente do ano de 2018 estão disponíveis na página http://monitoramento.forumflorestalbahia.com.br/

9. O número de amostras em campo será definido pelo número de classe, ou teremos a liberdade de definir o número de amostras apenas nas classes mais conflitantes.

Não existe na literatura um número de amostras de verdade de campo mínimo exigido. Porém é recomendável que haja um equilíbrio de número de coleta em todas as classes mapeadas. Lembrando que, as mesmas, são a base para elaboração da matriz de confusão que apresenta a acuracidade do mapeamento. A significância estatística da amostragem de campo deve ser demonstrada.

10. Sobre o prazo, a contratação será iniciada em 15 de maio de 2022, sendo 4 meses para o mapeamento e os demais meses para o monitoramento, com a entrega no prazo 01/05/2023, correto?

Sim, conforme consta no edital.

11. O cronograma de desembolso fica a critério da Contratada? Ou já possuem uma forma de pagamento pré-estabelecida?

O pagamento será realizado da seguinte forma:

• 30% → entrega dos produtos 01, 02 e 03

• 30% → entrega dos produtos 04 e 05

• 40% → entrega dos produtos 07, 08, 09

 

Autora: Fernanda Rodrigues.