Publicação “Casos de Sucesso: Florestas e Recursos Hídricos” é lançada hoje em Curitiba

out 30, 2019 | Notícias

Neste dia 30 de outubro de 2019 o Diálogo Florestal lança o volume 1 da Série Casos de Sucesso “Recursos Hídricos e Florestas Plantadas“. A publicação inicia com a descrição dos critérios utilizados para seleção dos casos de sucesso, apresentando também a comissão avaliadora formada para julgar os casos e uma apresentação dos casos vencedores na ordem em que foram eleitos.

Realizada através de uma chamada pública organizada pelo Diálogo Florestal, a seleção dos casos de sucesso e sua divulgação por meio de uma publicação tem o intuito de divulgar projetos que atestam o bom manejo florestal em nível de microbacia, evidenciando o antes e o depois no que tange aos recursos hídricos.

Neste primeiro volume da série são apresentados 3 casos:

  • Caso 1. Planejamento florestal: microbacias e hidrossolidariedade;
  • Caso 2. Restauração florestal, formação de corredores ecológicos e conservação de recursos hídricos;
  • Caso 3. Restauração de manancial de abastecimento público e educação ambiental.

A série surge por pedido da plenária do Encontro Nacional do Diálogo Florestal, realizada um dia após a revelação dos casos vencedores em coquetel realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais – CREA/MG em junho de 2019. Inicialmente planejado para acontecer apenas este ano, esta chamada pública agora será anual e trará não só a intenção de reconhecer casos de sucesso no bom manejo florestal e recursos hídricos, mas também em outros temas a serem definidos.

O evento de lançamento da publicação aconteceu em Curitiba (PR) durante o Seminário Regional organizado pelo Fórum Florestal PR e SC. Com o objetivo de promover a troca de experiências e a discussão sobre a gestão de recursos hídricos, o seminário tem como público alvo do evento são empresas do setor florestal, ONGs, plantadores de florestas, agricultores, extensionistas rurais, órgãos ambientais e poder público municipal, conselhos municipais de meio ambiente, comitês de bacia hidrográfica, empresas de consultoria, estudantes e demais interessados no tema.

A versão impressa da publicação contou com o apoio da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e foi impressa em papel certificado FSC®.

 

  • Você pode acessar a versão digital do volume 1 dos Casos de Sucesso: Recursos Hídricos e Florestas Plantadas aqui.
  • Para acessar as outras publicações do Diálogo Florestal, acesse a página de Publicações.

Autora: Carolina Schäffer.