Publicação destaca iniciativas de empresas de celulose, papel e embalagens em prol da sustentabilidade em escala e a relevância do Diálogo Florestal

maio 30, 2023 | Notícias

Amazônia Brasil

Acaba de ser lançado um relatório que analisa as iniciativas de empresas de celulose, papel e embalagem em busca da sustentabilidade em grande escala. Intitulado “Além das Cadeias de Abastecimento: Empresas de Celulose, Papel e Embalagem Adotam Ações de Paisagem para a Sustentabilidade em Escala”, o relatório explora os esforços das empresas em prol do uso sustentável da terra nas áreas de produção de papel, celulose e embalagem.

O estudo revelou que diversas empresas estão se engajando em ações de paisagem para cumprir seus compromissos de sustentabilidade e fortalecer suas relações com as comunidades e as partes interessadas locais. Foram identificadas 32 iniciativas de paisagem em áreas de produção de celulose em nove países, incluindo Brasil, Canadá, Indonésia e Portugal. Pelo menos 26 empresas apoiam essas iniciativas.

O relatório ressalta a importância de melhorar o entendimento dessas empresas sobre as abordagens de paisagem e seus componentes, a fim de obter mais benefícios por meio de colaborações multissetoriais. Entre as recomendações para as empresas apresentadas no documento estão a necessidade de investimento em paisagens para enfrentar questões sistêmicas, aumentar a colaboração com outras empresas e dentro das mesmas paisagens, além de engajar ativamente um maior número de grupos de partes interessadas.

Segundo Tharic Galuchi, gerente de Projetos sênior da Proforest, o Brasil é o país com o maior número de iniciativas de paisagem no contexto do setor de celulose, papel e embalagens. “Fatores de sucesso que impulsionam essas ações incluem a existência do Diálogo Florestal, atuando desde 2005 e hoje com sete Fóruns Florestais regionais”, afirma. 

O levantamento e as recomendações presentes no relatório foram baseadas em entrevistas com partes interessadas, incluindo empresas e implementadores de iniciativas de paisagem no setor. Também foram analisadas as respostas das empresas ao questionário florestal do CDP (Disclosure Insight Action) em 2022. O estudo é resultado de uma colaboração entre a Tropical Forest Alliance, Proforest e CDP e faz parte de uma pesquisa global que busca compreender como empresas de celulose, papel e embalagem têm utilizado abordagens de paisagem para combater o desmatamento causado por commodities

O relatório completo está disponível para acesso e pode ser encontrado (em inglês) no link
https://jaresourcehub.org/wp-content/uploads/2023/05/PPP_GlobalStudy_Final.pdf.

Autoria: Juliane Ferreira