Questões socioambientais na pauta do Fórum Florestal PR e SC

por | jun 6, 2012 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Fomento florestal, políticas publicas, planejamento da paisagem e questões socioambientais foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta durante a XIII reunião do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio de 2012, na sede da Embrapa Florestas, em Colombo (PR).

Entre tantos assuntos discutidos, a elaboração de uma carta propositiva a ser entregue ao governador de Santa Catarina foi assunto de destaque. Esse documento tem como objetivo apresentar um posicionamento comum do conjunto de empresas e instituições que compõem o Fórum Florestal do Paraná e Santa Catarina, ressaltando a importância de definições de políticas públicas concretas para conservação da biodiversidade no estado e ações efetivas nesse sentido. O documento deverá estar finalizado até o final de junho.

No dia 31, pela manhã contamos com a palestra ministrada pela professora da Universidade Federal do Paraná, Dra. Raquel Rejane Bonatto Negrelle que trouxe informações sobre a valoração econômica em áreas de manejo florestal, com um enfoque em produtos florestais não madeiráveis e comunidades rurais.

Em seguida Pollyana Born, técnica do Mater Natura Instituto de Pesquisas Ambientais do Paraná, apresentou o projeto “Corredor das Araucárias”, que está sendo desenvolvido sob a coordenação da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS e tem como objetivo viabilizar a conservação da Floresta com Araucárias, com ações realizadas através de redes de articulação entre governos, sociedade civil e iniciativa privada.

A apresentação deste projeto durante a reunião do Fórum teve sua importância devido ao fato de o corredor das araucárias contemplar áreas de empresas florestais que participam do Fórum, região de abrangência de trabalho das ONGs e incluir ainda a área de abrangência prevista no projeto piloto elaborado pelo fórum.

O próximo passo deste Fórum é a realização de um workshop sobre “Fomento e Certificação Florestal” que será realizado no mês de agosto, no município de Canoinhas (SC). Este evento terá como objetivo esclarecer os trâmites envolvidos nos processos de fomento e certificação florestal, entender as principais dificuldades encontradas em campo pelos técnicos, apropriar os participantes das diretrizes estabelecidas para o Fomento Florestal no âmbito deste Fórum e aproximar entidades governamentais dessas iniciativas.

Maiores informações sobre as atividades do Fórum PR e SC podem ser obtidas com Edilaine Dick: [email protected].